Fez História

Há 40 anos, Globo abordava tema “nunca falado” em novela e arrebentava no exterior

Há 30 anos, novela Te Contei? da Globo roubava a cena no Brasil
Há 30 anos, novela Te Contei? da Globo roubava a cena no Brasil

Há 40 anos, novela Te Contei? da Globo roubava a cena no Brasil!

Setembro é um mês de comemorações para televisão brasileira, a final de contas no dia 18 de setembro de 1950 foi inaugurada a TV Tupi, a primeira do Brasil. É neste mês também que comemoramos o aniversário da mais antiga emissora ainda em atividade, a RecordTV faz 65 anos no do 27. E entre as estreias, encerramentos e curiosidades que setembro traz, começamos com a novela: Te Contei? da Globo.

Aqui no Brasil o sucesso não foi dos maiores, mas no exterior a história é outra. A versão chilena da novela de Cassiano Gabus Mendes, exibida em 1990 por lá com o título ¿Te conté? movimentou o País. Em 2011, o texto foi adaptado para o México com o título Ni contigo ni sin ti, que também fez sucesso. Era um 2 de setembro, em 1978, quando nós brasileiros vimos o último capítulo de Te Contei? Na TV Globo. O Amor do deficiente visual Léo ( Luiz Gustavo) vencia os tantos encontros e desencontros com a mulher de vida dupla Sabrina (Wanda Stefânia). A novela na verdade era isso: um emaranhado encontros e desencontros amorosos que se sucedem, durante a trama vários personagens passam a receber cartas apaixonadas, porém anônimas.

A novela inovou por tratar o problema da cleptomania, até então pouco discutido na televisão. A protagonista sofria com o transtorno de controle de impulsos que resulta em um impulso irresistível de roubar. Sabrina era uma jovem de classe média que escondia dois segredos da família. O primeiro é a compulsão a roubar, decorrente da falta de afeto por parte dos pais. O outro segredo de Sabrina é que ela leva uma vida dupla. Sem que ninguém saiba, aluga um quarto na pensão de Lola (Eva Todor), no subúrbio, fingindo ser uma pessoa modesta que ganha a vida vendendo produtos de beleza, assim ela conheceu Léo.

+ Há 16 anos, Globo lançava O Beijo do Vampiro, trama que “sofreu”, mas marcou época

Com 151 capítulos, exibida no horário das sete, Te Contei?, era muito parecida com a novela anterior do mesmo autor, Locomotivas, um grande sucesso no anterior e exibida no mesmo horário. de 1976. Alguns atores e o diretor, Régis Cardoso, eram os mesmos. A critica da época apontava essa semelhança, como o principal motivo da falta de interesse do público.

Entre as curiosidades estão o mistério em torno de quem escrevia as cartas amorosas anônimas. Ao final descobriu-se que era Mônica (Heloísa Milet). A moça começou enviando cartas para a mãe, Helena (Ilka Soares), pois tinha ciúmes e inveja de sua beleza e charme. Mônica gostou da brincadeira e passou a enviar cartas a todos que conhecia. Susana Vieira também esteve no elenco, dando vida a Luciana. Te Contei? foi o primeiro trabalho de protagonista na TV Globo de Luiz Gustavo, que é filho do autor. Denis Carvalho se dividiu entre a direção e o personagem que vivi na trama, Alex. A abertura original mostrava um grupo de telefonistas em ação. Mas foi censurada e substituída por outra, onde uma moça chamava a atenção de todos ao passear pela movimentada praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A novela foi reapresentada uma única vez pela emissora, no Vale A Pena Ver de Novo em 1981.

Semana que vem tem mais Fez História aqui no TV Foco.

Por Alex Sampaio / Siga nas redes sociais clicando aqui. 

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;