Haja Coração

Haja Coração: Frescor, exagero e ostentação ditam as regras na trama; entenda a razão

Tancinha (Mariana Ximenes) em cena de "Haja Coração" (Foto: Reprodução/Globo)
Tancinha (Mariana Ximenes) em cena de “Haja Coração” (Foto: Reprodução/Globo)

Conheça muito mais detalhes da novela Haja Coração que está chegando no horário das sete na Globo no lugar de Totalmente Demais

Um dos processos de conhecer mais do que está por vir em uma novela é saber como serão os cenários dela. No caso de Haja Coração, original de 2016, mas que volta este ano como uma reprise especial, isso não é diferente. Protagonizada por Mariana Ximenes, como Tancinha, e escrita por Daniel Ortiz, a novela é ambientada em diversos lugares de São Paulo.

+ Haja Coração: Por que Sassaricando? Daniel Ortiz responde e exalta trama

De acordo a sinopse da Globo, Tancinha tem sangue quente. Quente também é o seu look. Sensual como as atrizes do cinema italiano, a feirante abusa dos decotes, da cintura marcada, dos cabelos volumosos e dos tamancos. Mas se engana quem pensa que ela não desce do salto.

Tancinha não faz cerimônia quando percebe que alguém passou dos limites na hora de um galanteio. O frescor e a alegria da personagem se estendem ao seu cenário. Na cozinha, além das frutas, legumes e verduras sempre à vista, há azulejos decorados e louças coloridas compondo o cenário.

+ A Força do Querer: Globo escolheu atriz desconhecida de propósito para viver Ivana; saiba por que

Aliás, a casa de Tancinha, chefiada pela matriarca Francesca (Marisa Orth), traz em seus detalhes a história desta família com descendência italiana. Nos cômodos, um pouquinho de cada Di Marino que mora por ali: em destaque estão os diversos porta-retratos de diferentes épocas, animais de louça, e até uma coleção de bailarinas de gesso comprada numa feira do Bexiga, em referência ao desejo não realizado da mãe de Tancinha  de ser dançarina.

O grande amor de Tancinha, Apolo, é também seu vizinho. O subúrbio paulistano está ali compondo o ambiente, especialmente no quarto em que ele divide com o irmão, Adônis (José Loreto).

A paixão por caminhões inspirou a decoração do cômodo, que é parte da casa de Nair (Ana Carbatti), a professora que adotou os rapazes quando eles ainda eram crianças e ficaram órfãos.

A sala é solar e tem uma harmonia que resulta do bom gosto de Nair em adquirir peças e distribuí-las naquele espaço. Eles não são ricos, mas o gosto pelas artes pode ser comprovado em objetos como vasos, quadros e pinturas.

+ Mariana Godoy foi humilhada e pisada na Band? Famosa dá basta e expõe publicamente a verdade: “Tão difícil”

Do outro lado da cidade estão as famílias endinheiradas, tanto aquelas que ostentam riqueza, quanto as eu já tiveram muita grana no passado. Os Abdala, por exemplo, não têm do que reclamar quando o assunto é a situação financeira da casa. Tem dinheiro de sobra, e mania de exagerar também. Quer uma prova disso?

A casa de Teodora (Grace Gianoukas) é toda trabalhada no dourado. Chega a doer os olhos. Além disso, tanto a mansão quanto seus moradores, como sua irmã, Lucrécia (Claudia Gimenez), usam e abusam do vermelho, uma referência à origem libanesa da família. “Na mansão Abdala, tudo é ostentação: muito brilho, prata, cristais e porcelanas”, conta Silvana Estrella, produtora de arte de Haja Coração.

Beto (João Baldasserini) e Tamara (Cléo Pires) também não precisam contar moedas para pagar suas contas no final do mês. Jovens e ricos, os irmãos são bem próximos. A casa deles reflete com fidelidade traços das personalidades dos dois, e tem na decoração móveis e objetos descolados, modernos e escolhidos por alguém que sabe como compor um ambiente refinado.

Por fim, em Haja Coração, uma cobertura localizada nos Jardins. Apesar do endereço privilegiado, é possível perceber que o lugar já teve seus dias de sofisticação. Rebeca (Malu Mader), a dona do apartamento, tem um gosto clássico, tipicamente paulistano.

Mas, com o tempo e a falta de dinheiro, o estado do imóvel foi deixando a desejar. Começaram a faltar quadros, os móveis foram se deteriorando e a pintura perdeu vida. Uma reforma caprichada é muito bem-vinda.

E é exatamente isso que acontece quando Penélope (Carolina Ferraz ) e Leonora (Ellen Rocche) passam a dividir o mesmo teto com Rebeca. O inusitado é a origem dos recursos que elas conseguem para bancar os reparos, já que as três juntas estão mais duras do que coco verde.

AGORA VEJA AS FOTOS DOS CENÁRIOS DE HAJA CORAÇÃO:

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Thais Teles

Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas alá Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas.