Ibope apresenta falha e tira até cinco pontos de atrações da Globo, SBT e Record

[caption id="attachment_349274" align="aligncenter" width="639"] "Jornal Nacional" subiu cinco pontos no consolidado. (Foto: Divulgação)[/caption] Na noite desta segunda-feira (23), muita gente ficou surpresa com os dados de audiência preliminares de duas atrações noturnas da Globo: o "Jornal Nacional" e a novela "Babilônia".…

24/03/2015 19:01

2 min

"Jornal Nacional" subiu cinco pontos no consolidado. (Foto: Divulgação)
"Jornal Nacional" subiu cinco pontos no consolidado. (Foto: Divu...
Continua depois da publicidade
"Jornal Nacional" subiu cinco pontos no consolidado. (Foto: Divulgação)

“Jornal Nacional” subiu cinco pontos no consolidado. (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Na noite desta segunda-feira (23), muita gente ficou surpresa com os dados de audiência preliminares de duas atrações noturnas da Globo: o “Jornal Nacional” e a novela “Babilônia”. Segundo dados prévios divulgados pelo Ibope, o telejornal registrou apenas 20 pontos de média, o que seria uma de suas piores audiências, enquanto que a novela “Babilônia” marcou 23,3 pontos.

A surpresa maior foi o salto que as duas atrações deram no consolidado. A novela das 21h consolidou 28,7 pontos e o “Jornal Nacional” foi para 25,3 pontos. Normalmente, a audiência de uma atração varia um ponto da prévia para o consolidado e não cinco. No caso do telejornal da Globo, por exemplo, a margem de erro foi de 20%.

Continua depois da publicidade

Atrações do SBT e da Record também deram um grande salto dos dados prévios para os consolidados. “Carrossel” subiu de 9,3 pontos para 11,8. A estreia de “Os Dez Mandamentos” foi de 9,7 pontos para 12,1. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

"Os Dez Mandamentos". (Foto: Divulgação)

“Os Dez Mandamentos”. (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Essa grande variação tem uma explicação. De acordo com site do jornalista Daniel Castro, o Ibope informou que houve uma instabilidade no servidor de processamento das audiências em tempo real, utilizadas para calcular a média preliminar dos programas das emissoras. A falha aconteceu por volta das 18h desta segunda-feira na capital paulista.

Leia também

Segundo consta, o problema foi solucionado, porém, os dados consolidados demoraram quase duas horas a mais que o normal para serem enviadas as emissoras nesta terça-feira. Vale lembrar que esta já é a segunda falha do Ibope em uma semana. No último dia 16, o instituto constatou um erro no cadastro de programas e atrasou a audiência dos números consolidados em sete horas.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.