Confirmado, nova lei e em 2024: Idade mínima para aposentadoria do INSS acaba de ser modificada novamente

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Previdência Social - Foto: Internet

Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a idade mínima para aposentadoria do INSS, que acaba de ser modificada novamente

Antes de mais nada, para quem não sabe, o INSS, se trata, em suma, do Instituto Nacional do Seguro Social, que é autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, todos precisam saber detalhes sobre uma nova lei e da idade mínima para aposentadoria do INSS que acaba de ser modificada novamente.

De acordo com informações divulgadas no Jornal Nacional, da Globo, em 11/12/2023, as exigências para aposentaria do INSS vão ficar mais rígidas a partir de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o que foi divulgado, o objetivo principal da reforma da Previdência é manter o trabalhador mais tempo contribuindo antes de começar a receber a aposentadoria, uma das formas de diminuir o desequilíbrio que existe entre o que entra em contribuições e pagamentos.

Qual será a nova idade para se aposentar?

As exigências para a aposentaria do INSS vão ficar mais rígidas com a chegada de 2024. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição, e homens com 65 anos e 20 de contribuição. Para quem começou a contribuir antes da reforma de 2019, o governo criou regras de transição. De acordo com elas, as exigências vão aumentando”, iniciou a atração da Globo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E então seguiu dando detalhes: “A partir de 2024, a idade mínima para pedir aposentadoria para esses casos sobe em seis meses. No caso das mulheres, vai para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, 63 anos e 6 meses. O tempo de contribuição é de 30 anos para mulheres e 35 para homens”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, também foi explicado que: “A regra dos pontos também avança a partir de janeiro. A soma da idade e do tempo de contribuição vem aumentando a cada ano. A pontuação mínima para pedir aposentadoria em 2024 será de 101 pontos para homens e 91, mulheres”, disse.

Por fim, é importante salientar que, conforme o que foi divulgado, o objetivo principal da reforma da Previdência é manter o trabalhador mais tempo contribuindo antes de começar a receber a aposentadoria – uma das formas de diminuir o desequilíbrio que existe entre o que entra em contribuições e pagamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para se aproximar do teto pago pela Previdência, que hoje está em R$ 7.507, a reforma exige que o trabalhador tenha mais idade e contribua por mais tempo”, concluiu.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile