Sou maquiadora e afirmo: Idosas devem banir esses produtos se não quiserem multiplicar as rugas

Rugas e maquiagem: Aliadas ou inimigas silenciosas da pele madura? Saiba os produtos que todas as idosas devem banir se não quiserem multiplicar o incômodo
Com o passar dos anos, as rugas deixam de ser um prenúncio distante e passam a ocupar, com insistência, o espelho de muitas mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para algumas, são marcas da maturidade, já para outras, um lembrete incômodo do tempo – ou melhor, do implacável deus Chronos.
Nessa batalha silenciosa, muitas recorrem à maquiagem como armadura. Mas será que todos os produtos estão do lado certo dessa “guerra”?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A maquiagem, sobretudo a de pele, promete:
- Disfarçar imperfeições;
- Devolver viço;
- Criar uma ilusão de juventude.
Porém, nem tudo o que brilha é ouro – e há produtos que, em vez de suavizar os sinais do tempo, os intensificam.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Sim, alguns itens acabam se acumulando nas linhas de expressão, ressecando a derme ou acelerando o processo de envelhecimento cutâneo.
Ou seja, o que era para camuflar acaba piorando e o estrago por baixo da maquiagem pode se tornar permanente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, com base em informações divulgadas por uma maquiadora profissional ao TV Foco, a equipe especializada em beleza traz abaixo os produtos que toda idosa deve banir da sua nécessaire e uma técnica certeira para valorizar a pele de quem já passou dos 60.

Abandone essas maquiagens agora!
Veja abaixo os produtos que você deve evitar para não multiplicar as suas rugas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 1. Base de efeito matte pesado: A textura densa e seca tende a craquelar, marcando ainda mais as rugas e retirando o viço natural da pele madura.
Alternativa: Portanto, prefira bases hidratantes, com acabamento luminoso e fórmulas enriquecidas com ácido hialurônico.

Afinal de contas, elas suavizam e hidratam ao mesmo tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 2. Pó compacto em excesso ou de textura seca: O pó compacto se acumula nas linhas finas, destacando os sinais de expressão e criando uma aparência envelhecida e artificial.
Alternativa: Pós soltos ultrafinos ou apenas nas zonas de oleosidade, como a zona T. O ideal é aplicar com um pincel fofo, em leves batidinhas.

- 3. Corretivo de alta cobertura e textura seca: Racha nas linhas da região dos olhos, uma das mais delicadas do rosto.
Alternativa: Corretivos líquidos, de cobertura leve a média e efeito hidratante, aplicados com parcimônia apenas onde necessário.

- 4. Iluminadores em pó com partículas grandes de brilho: Realçam a textura da pele e podem evidenciar rugas.

Alternativa: Prefira iluminadores cremosos com efeito glow sutil, aplicados com os dedos para melhor fusão com a pele.
MAS ATENÇÃO! Sempre que possível, prefira os produtos que já possuam filtro solar, a fim de potencializar esses cuidados.
Como valorizar ainda mais uma pele madura?
Veja abaixo mais dicas de como manter a pele sempre viçosa e com um brilho natural, mesmo maquiada:
- Higienize e hidrate: Comece com limpeza suave e aplique um hidratante com ativos como niacinamida ou ácido hialurônico.
- Use primer hidratante ou com efeito blur leve: Evite os matificantes.
- Aplique uma base luminosa com esponja úmida: Dê preferência à cobertura leve.
- Use corretivo hidratante apenas nas olheiras e manchas pontuais.
- Finalize com pó solto translúcido apenas na zona T.
- Blush cremoso nas maçãs do rosto e iluminador líquido nos pontos altos.
- Finalize com bruma hidratante para devolver a naturalidade da pele.
Conclusão:
Em suma, a maquiagem pode, sim, ser uma aliada poderosa da pele madura — desde que escolhida com inteligência e consciência.
Produtos errados aceleram os sinais do tempo, enquanto os certos valorizam a beleza real.
Sendo assim, pense na fórmula certeira: Menos é mais, e viço vale mais que cobertura e, sobretudo, cuide bem da sua pele. Mas, para saber mais dicas de beleza, além de cuidados com a pele, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.