EM BOA HORA!
Idosos 60+ soltando fogos hoje (03): Nova lista de benefícios incríveis é confirmada no Governo Lula
03/09/2024 às 7h00
Idosos 60+ ganham novos benefícios autorizados pelo Governo Lula e situação faz com que milhares soltem fogos de artificio nesta terça-feira (03); Saiba quais e como funciona
Com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida dos brasileiros, ainda mais os que já atingiram a idade dos 60+, em meio ao Governo Lula foi autorizada uma série de benefícios para esses cidadãos. De acordo com o portal FDR, essas vantagens são oferecidas por meio de um documento batizado de carteira do idoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento foi criado para que o idoso consiga acessar esses mesmos benefícios de forma prática. Inclusive, a comprovação do direito é realizada apenas por meio da apresentação da carteira. Porém, o documento passou por uma recente modificação, simplificando a emissão do documento e levando maior praticidade para os idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio deste documento, esses mesmos idosos conseguem acessar benefícios como: transporte público, viagens interestaduais gratuitas, atendimento jurídico prioritário e a até mesmo o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso a renda mensal se enquadre no critério do benefício.
Tais benefícios caem como uma “mão na roda” na vida desses mesmos idosos que podem aproveitar tais vantagens ainda nesta terça-feira (03).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornal da Globo confirma nova lei de Tarcísio que traz PROIBIÇÃO em shoppings de SP e atinge o Iguatemi e +
● Canetada do Detran: Nova lei da CNH chega com PROIBIÇÃO e atinge em cheio idosos de 60 até 70 anos
● “Veio em boa hora”: Adriana Araújo paralisa Band com nova lei de Lula à poupança que atinge saldo da Caixa
Veja como tirar o documento
Para emitir sua carteira do idoso, o cidadão precisa acessar o site criado pelo Governo Federal para a liberação do documento e a plataforma está disponível através deste link.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao entrar, o cidadão precisa utilizar a sua conta Gov.br para acessar o sistema e caso não possua o cadastro, o idoso consegue criá-lo gratuitamente no próprio site.
Após entrar, ele deve preencher um formulário com os seus dados pessoais. Serão solicitados os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência atualizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, caso os dados informados estejam corretos, o cidadão poderá imprimir o documento e utilizá-lo no cotidiano para ter acesso aos benefícios.
Colaboração de todos
Falando de direitos, de acordo com o portal Agência Brasil, participar dos Conselhos de Usuários(as) de Serviços Públicos do O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é muito importante para ajudar a sua comunidade a ter serviços públicos mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.
Qualquer pessoa que utilize determinado serviço pode se inscrever para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), os(as) conselheiros(as) podem responder a consultas sobre os serviços e também apresentar propostas de melhorias.
O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual, basta se voluntariar por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários(as) de Serviços Públicos.
Qual a lei da carteirinha do idoso?
De acordo com o portal TJDFT, o estatuto do idoso, através da lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais, entre outros direitos.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.