PODE COMEMORAR

Vitória dos IDOSOS e aposentados comemorando: Nova lei aprovada, fim das dívidas e ordem crucial aos bancos


Vitória dos idosos e aposentados com nova lei aprovada e fim das dívidas (Foto: Reprodução/ Internet)

Nova lei crava fim das dívidas aos idosos e aposentados

No Brasil, os idosos e aposentados possuem uma série de leis que os protegem e garantem dignidade a eles. Neste sentido, uma nova lei aprovada deixou esse grupo em festa e comemorando, isso porque ela crava uma grande vitória para eles com o fim das dívidas, além de uma ordem aos bancos.

Os idosos muitas vezes são os provedores de seus lares, e no Brasil, muitos acabam super endividados devido esse fator atrelado a vulnerabilidade social. Por esse motivo, foi aprovada a Lei 14.181, mais conhecida como Lei do Superendividamento, que visa evitar o acumulo de dívidas dos brasileiros.

Segundo o portal ‘Meu Bolso em Dia’, o conceito de superendividado é aquela pessoa que não consegue pagar suas dívidas e manter o mínimo para sobreviver. A Lei do Superendividamento oferta uma solução para aqueles que se encontram afogados em dividas, protegendo os grupos mais vulneráveis, como idosos, analfabetos e pessoas enfermas, entre outros.

Lei do Superendividamento voltada para idosos de baixa renda (Reprodução: Montagem TV Foco)
Lei do Superendividamento voltada para idosos de baixa renda (Reprodução: Montagem TV Foco)

Entretanto, a Lei é para aquelas pessoas de boa-fé que manifestaram a impossibilidade de pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, sem que o as coisas básicas, como alimentação, seja afetada. Dessa forma, existem alguns requisitos para se conquistar o direito de usufruir do poder dessa lei.

Se você possui dívidas em algum desses serviços, poderá usufruir da legislação:

  • Contas de água, luz, telefone, gás, etc;
  • Boletos e carnês de consumo;
  • Crediários;
  • Empréstimo com bancos e financeiras (inclusive cartão de crédito);
  • Parcelamentos.

No caso dos idosos e aposentados endividados, eles terão que solicitar ao Judiciário a instauração de um processo para revisão dos contratos e então apresentar um plano de pagamento das dívidas, esse que deve ser cumprido em no máximo 5 anos e de forma que não afete suas fianças.

Veja também

Outra medida é que o valor mínimo da renda que uma pessoa precisa para ter os custos essenciais não deve ser utilizada para quitar as dívidas, por tanto a pessoa não vai contrair novas dívidas para pagar luz e água, por exemplo.

A conta de água é uma que se encaixa na Lei do Superendividamento (Reprodução: Internet)
A conta de água é uma que se encaixa na Lei do Superendividamento (Reprodução: Internet)

Qual ordem crucial foi dada aos bancos?

Por fim, uma ordem crucial dada aos bancos foi sobre a proibição do assédio ou pressão pelas instituições financeiras para tentar seduzir os consumidores com ofertas, principalmente para os idosos ou pessoas que estão em situação vulnerável.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ainda revelou que caso alguém se sinta pressionado, é recomendado denunciar a instituição financeira ou até mesmo fazer uma reclamação formal ao Banco Central (BACEN).

🚨 BBB24: Davi ameaçado por aliado + Real motivo do surto de Alane + Portiolli em gu3rra com Huck    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]