Idosos do INSS que querem continuar recebendo precisam ler isso

Saiba o que os idosos do INSS precisam fazer para manter seus benefícios ativos e evitar bloqueios. Confira todos os detalhes
3 min de leitura
Idosos do INSS que querem continuar recebendo precisam ler isso (Foto: Reprodução/ Internet)

Idosos e INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Saiba o que os idosos do INSS precisam fazer para manter seus benefícios ativos e evitar bloqueios. Confira todos os detalhes

Um alerta importante foi emitido para milhares de idosos do INSS que recebem e querem continuar recebendo os seus benefícios. Entenda como evitar a suspensão dos seus repasses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com dados de novembro de 2024, 305.626 beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) tiveram seus pagamentos bloqueados em todo o Brasil.

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o Governo, isso ocorreu devido à falta de atualização no Cadastro Único (CadÚnico), uma exigência obrigatória para quem recebe o benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desses mais de 300 mil bloqueios, apenas 80.016 idosos ou responsáveis tomaram ciência da situação e conseguiram regularizar o pagamento em até 72 horas. Os demais correm risco de suspensão total.

Idosos afetados

Acabaram sendo convocados os beneficiários que:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo Meu INSS (Foto: Reprodução)

Ademais, todos que fizeram ou ainda fazem parte desses grupos precisa buscar atendimento o quanto antes no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade.

Prazos para evitar a suspensão do BPC

Os prazos variam de acordo com a situação e o local onde o beneficiário mora:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, vale ressaltar que, a comunicação é feita pelo app ou site Meu INSS, Central 135, SMS ou notificações push. Se você recebeu algum desses alertas, vá imediatamente ao Cras.

Como saber se seu nome está na lista de revisão do BPC

Dessa forma, se seu nome estiver na lista, vá ao Cras da sua cidade para realizar a inscrição ou atualização no CadÚnico. Sem isso, o benefício será suspenso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o BPC e quem tem direito?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante um salário mínimo por mês a idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência, sem necessidade de contribuição ao INSS. Para ter direito:

Benefício de Prestação Continuada (BPC) (Foto: Reprodução/ Internet)

Aliás, vale ressaltar que, o BPC não é aposentadoria, não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

O que fazer para não perder o BPC?

Considerações finais

Em suma, se você é idoso e recebe o BPC do INSS, não ignore os avisos de revisão. Atualizar suas informações no CadÚnico é a única forma de garantir que o pagamento continue.

A regularização é simples, feita presencialmente no Cras, e evita dores de cabeça no futuro. Fique atento, atualize seu cadastro e continue recebendo seu benefício sem interrupções.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

Afinal, como solicitar o BPC?

Confira como fazer a solicitação pelo Meu INSS:

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile