ESCÂNDALO

Dízimo penhorado e templo fechado: Gigante das igrejas afunda no Brasil e vive terror de falência

27/06/2024 às 22h53

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Igreja popular enfrenta centenas de processos na Justiça (Foto: Divulgação)

Dono de templo religioso, que tinha horário na TV, enfrenta dívidas e uma série de processos milionários

O complicado caso da Igreja Mundial do Poder de Deus segue correndo nos tribunais. Para quem não acompanhou, a Justiça de São Paulo decretou a falência do espaço evangélico, dando diversas ordens sobre as contas do administrador.

Valdemiro Santiago enfrenta dívidas milionárias. O Tab, do Uol, revelou que existem mais de 686 cobranças formalizadas contra o tempo religioso dele. Desde então, os promotores passaram a buscar formas de conseguir com que os débitos sejam pagos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência, Igreja Mundial
juízes apontam confusão entre as contas de Valdemiro Santiago e da Igreja Mundial (Foto: Divulgação)

Segundo a publicação, nos diversos processos que foram analisados, pelo menos 9 juízes apontaram “indícios de confusão” entre os bens de Santiago e os da igreja, que é uma das maiores do Brasil. E isso, claro, tem complicado mais a situação do pastor.

Após várias tentativas malsucedidas de cobrança, os credores pediram a inclusão do nome de Valdemiro nos processos. Em março deste ano, a Justiça paulista ordenou a penhora dos pagamentos e doações feitos por fiéis à Igreja Mundial através dos meios digitais.

Continua após o Veja Também

Veja também

No mesmo mês, a principal sede, no Brás, foi anunciada em leilão. De acordo com o Uol, o local teria sido avaliado em R$ 253 milhões. Após a repercussão do caso, o advogado do líder religioso, Dennis Munhoz, se pronunciou sobre a questão da “mistura de contas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O representante de defesa declarou a fortuna dele foi construída pelos trabalhos na igreja, além de vendas de CDs, DVDs, livros e redes sociais. “O patrimônio pessoal do apóstolo foi construído há quase 20 anos, em nada se relacionando com dízimos”, disse.

Falência, Igreja Mundial
Igreja Mundial do Poder de Deus enfrenta falência (Foto: Divulgação)

O que acontece em caso de falência?

O processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode durar longos anos, assim como também pode ser revertido no caminho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

Destaque
Falência decretada
Igreja Mundial
Valdemiro Santiago
Lucas Brito

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.