Imposto de Renda: Receita abre consulta ao lote residual nesta quinta


Receita Federal libera consulta a restituição residual do Imposto de RendaFernanda Capelli

A Receita Federal abrirá nesta quinta-feira (24) nova consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Esse lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O crédito bancário para 212.711 contribuintes será realizado no dia 31 de março, no valor total de R$210 milhões. Desse total, R$80.771.292,42 são para pessoas que têm prioridade, sendo 2.790 idosos acima de 80 anos, 21.540 cidadãos entre 60 e 79 anos, 2.199 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 7.542 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

Foram contemplados ainda 178.730 contribuintes não prioritários.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet a partir das 10h, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A página apresenta orientações e canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam equivocadas.

Quer ficar bem informado sobre tudo que acontece na economia do Brasil e do Mundo? Acompanhe o canal do Brasil Econômico no Telegram

É possível utilizar ainda aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

🚨 TV Foco em Pré-Estreia de filme com Dani Winits e Fabiana Karla + Atitude de Bonner chama atenção      

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA