Lista atualizada de doenças do INSS é confirmada hoje (19) e traz aposentadoria imediata
O Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de confirmar nesta quinta-feira (19) a lista atualizada de doenças que podem ter acesso a aposentadoria por invalidez, e beneficiários já podem comemorar com o direito ao benefício imediato.
Portanto, uma nova fase do instituto está promovendo atualizações na lista de doenças que garantem os benefícios ofertados pela autarquia. O governo federal divulgou recentemente uma modificação na relação de enfermidades que são passíveis de garantir o direito à aposentadoria por invalidez.
Desse modo, a aposentadoria por invalidez do INSS é concedida para os trabalhadores que possuem uma doença grave ou alguma incapacidade que os impeça de continuar exercendo as suas atividades laborais.
A condição de segurado é garantida a partir do momento em que o trabalhador brasileiro realiza as contribuições previdenciárias para a autarquia de forma periódica.
As contribuições ao INSS podem ser feitas através de deduções no salário do empregado formal. Isso se faz por meio da Guia da Previdência Social (GPS) para os contribuintes autônomos, individuais, segurados especiais e etc. Assim como, é aplicada a mesma regra para o Microempreendedor Individual (MEI) que paga o Documento de Arrecadação Simplificado (DAS) regularmente.
Veja também

Aprovado: Jornal Nacional confirma novo DESCONTO aos aposentados do INSS e REDUÇÃO é anunciada na Globo

13º salário tem segunda parcela LIBERADA e trabalhadores estão em ALERTA com punição aos empregadores

Antecipação no BPC, pagamento para 39 milhões e nova ‘proibição’: 3 comunicados cruciais do INSS para 2024
Vale ressaltar que apesar de ser um benefício muito procurado por milhares de cidadãos, também é um dos mais difíceis de ser obtido, já que ser procedimento de solicitação e comprovação de elegibilidade é detalhado.
Além disso, aqueles que desejam ter sua aposentadoria por invalidez, é preciso passar pela perícia médica do INSS, que pode levar um tempo, já que estimasse que a fila demore até 45 dias.
Quais são as doenças que garantem o benefício?
- Cegueira (também monocular);
- Esclerose múltipla;
- Fibrose cística;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Tuberculose ativa.
- Neoplasia maligna;
- Cardiopatia grave;
- Osteíte Deformante (Doença de Paget nos estados avançados);
- Hanseníase;
- Paralisia incapacitante e irreversível;
- Alienação mental;
- Hepatopatia grave;
- Contaminação pela radiação;
- Parkinson;
- AIDS;
- Nefropatia grave.


