CONFIRA TUDO

Você já pode festejar: Está confirmado, INSS bate martelo e define nova idade mínima para se aposentar

17/06/2024 às 12h14

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
INSS - Montagem: TVFOCO

Confira tudo sobre a nova idade mínima para se aposentar pelo INSS

O INSS se trata de uma das autarquias mais vigiadas e amada pelos brasileiros. Acontece que o órgão é responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões, auxílios e demais benefícios.

As aposentadorias no Brasil desempenham um papel de fato muito importante no sistema de seguridade social do país, proporcionando benefícios previdenciários aos trabalhadores que alcançam a idade de aposentadoria ou atendem aos requisitos de contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, para quem não sabe, o sistema de aposentadorias no Brasil passou por consideráveis mudanças ao longo dos anos. Em busca de enfrentar os desafios como o envelhecimento da população e garantir a viabilidade do sistema previdenciário.

A importância da segurança financeira na terceira idade é inegável. Poder contar com recursos financeiros apropriado possibilita aos idosos manter sua independência e dignidade. Isso lhes permite custear suas necessidades básicas, tomar decisões sobre onde viver e como passar o tempo, contribuindo para uma vida mais autônoma e gratificante.

Continua após o Veja Também

Veja também

Manter uma situação financeira adequada ajuda a reduzir o estresse e contribui para a saúde mental, essencial para um envelhecimento digno, livre de preocupações com a subsistência e com acesso a recursos que proporcionem conforto e felicidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No que diz respeito às novas regras de aposentadoria estabelecidas pelo INSS, é importante observar que houve mudanças significativas, principalmente no que diz respeito à aposentadoria por tempo de contribuição. Esta modalidade foi extinta, e agora existem diferentes formas de se aposentar, como a aposentadoria por idade, a aposentadoria especial e a aposentadoria por invalidez.

A aposentadoria por idade é um benefício que pode ser solicitado pelo trabalhador que comprovar o mínimo de 180 meses de trabalho, além da idade mínima de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer trabalho a aposentadoria é paga enquanto persistir a incapacidade e pode ser reavaliada pelo INSS a cada dois anos.

A aposentadoria especial é um benefício concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes nocivos à saúde, como calor ou ruído, de forma contínua e ininterrupta, em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em legislação própria. É possível aposentar-se após cumprir 25, 20 ou 15 anos de contribuição, conforme o agente nocivo. Além do tempo de contribuição, é necessário que o cidadão tenha efetivamente trabalhado por no mínimo 180 meses deste período.

Qual é o tempo de contribuição para aposentadoria?

Para a aposentadoria por idade, a idade mínima é de 57 anos para mulheres com 30 anos de contribuição e 60 anos para homens com 35 anos de contribuição. No entanto, as regras podem variar dependendo da regra de transição escolhida.

Além disso, o cálculo do benefício agora leva em conta a média de todos os salários de contribuição, em vez de apenas os 80% maiores, o que afeta diretamente o valor final da aposentadoria. É essencial que os brasileiros estejam cientes dessas mudanças e planejem suas finanças de acordo para garantir um futuro seguro na terceira idade.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

abono inss
Bianca Rayla

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.