INSS comunica hoje 22/6 como descobrir se tem extra a receber em 2025

INSS divulga como descobrir se há valores extras a receber em 2025; Veja se o seu CPF consta na lista agora mesmo.

22/06/2025 4h00

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INSS divulga como consultar se o aposentado tem ou não direito a extra (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

INSS divulga como descobrir se há valores extras a receber em 2025; Veja se o seu CPF consta na lista agora mesmo

Um comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) traz neste domingo (22) maneiras de aposentados e pensionistas consultarem se possuem valores extras a receber em 2025.

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Esse pagamento faz parte da ampla investigação sobre descontos irregulares realizados por entidades associativas.

Assim, o objetivo da iniciativa é orientar beneficiários sobre o processo de identificação da fraude e instruí-los sobre o pedido de reembolso dos valores cobrados indevidamente nos últimos cinco anos.

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Essa medida, a qual foi oficialmente divulgada ainda em maio, foi tomada após o INSS identificar, com base em cruzamentos de dados e denúncias.

As mesmas apontavam que milhões de segurados podem ter sido vítimas de cobranças não autorizadas.

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Sobretudo de mensalidades associativas aplicadas sem consentimento.

Em apenas uma semana de abertura da consulta, cerca de 1,7 milhão de pessoas já solicitaram o reembolso – Conforme podem ver por aqui*.

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Sendo assim, com base no G1, a equipe de direitos previdenciários do TV Foco traz abaixo mais detalhes desse reembolso e quem terá direito em receber.

Afinal, como saber se você tem valores extras a receber?

A verificação pode ser feita por três canais oficiais:

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  • Meu INSS (app ou site);
  • Telefone 135: segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Agências físicas (mediante agendamento).

A consulta é gratuita, rápida e não exige documentos no primeiro momento.

No aplicativo Meu INSS, o beneficiário deve:

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  • Acessar a conta gov.br;
  • Clicar no sino de notificações;
  • Ler a mensagem: se o sistema apontar que não houve descontos, nenhuma ação é necessária. Caso indique possível fraude, o segurado poderá declarar, ali mesmo, se autorizou ou não a cobrança.

Outra opção é verificar o extrato detalhado de pagamentos, o qual traz todos os lançamentos mensais no benefício, para identificar descontos sob a rubrica de “associações” ou valores desconhecidos.

Como pedir o reembolso?

Caso haja indícios de desconto irregular, o beneficiário deve declarar essa informação ao INSS por meio dos canais mencionados acima.

Em suma, o processo exige os seguintes passos:

  1. Primeiramente, acesse a seção “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no Meu INSS;
  2. Em seguida, verifique cada entidade listada e marque se autorizou ou não o desconto;
  3. Informar um e-mail e telefone para contato;
  4. Por fim, confirme os dados e clique em “enviar declarações”.

O sistema registrará automaticamente o pedido, sem exigir documentos nesse primeiro momento.

Se a associação alegar que o segurado autorizou o desconto, o segurado poderá contestar a cobrança com documentos.

Quando o dinheiro será pago?

Muitos se perguntam quando exatamente os valores devem cair na conta. Neste caso, existem três situações:

Descontos recentes (último mês): O INSS pagará os valores automaticamente entre 26 de maio e 6 de junho, sem exigir solicitação.

Descontos de março de 2020 a março de 2025: Após a contestação, a associação terá 15 dias úteis para pagar ou justificar a cobrança:

  • Caso pague, o INSS repassará o valor ao segurado;
  • Caso não ocorra o pagamento automático, o INSS pagará os valores conforme calendário que ainda divulgará.

Se a associação não se manifestar, o INSS assumirá o pagamento diretamente.

Os valores serão corrigidos pela inflação com base no IPCA.

As entidades e pessoas envolvidas na fraude custearão, preferencialmente, o ressarcimento com seus próprios recursos.

A Justiça já determinou o bloqueio de mais de R$ 1 bilhão, e outras ações buscam mais R$ 2,5 bilhões.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o instituto indenizará todos os lesados, mesmo que utilize parte do próprio orçamento.

Quem não será ressarcido?

Porém, vale lembrar que essa devolução vale apenas para descontos feitos por entidades associativas.

Ou seja, os segurados devem tratar empréstimos consignados fraudulentos diretamente com os bancos ou instituições responsáveis, por meio do:

  • Telefone 135;
  • Cenacon;
  • Febraban;
  • BBC;
  • Próprios bancos.

MAS ATENÇÃO! Se o beneficiário já recebeu a devolução e não possui novos débitos, ele não precisa fazer novo pedido.

É possível fazer novos consignados do INSS?

Sim, mas o beneficiário agora precisa autorizar essa função.

Após o bloqueio automático determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quem quiser contratar crédito consignado deve desbloquear a margem com reconhecimento facial no Meu INSS.

Antes de 2024, o INSS concedia os benefícios com margem automaticamente disponível para qualquer instituição financeira.

Mas, a nova regra exige o consentimento expresso do beneficiário para liberar essa informação.

E os herdeiros?

Mas, caso o aposentado ou pensionista tenha falecido neste meio tempo, o processo é ainda mais burocrático:

  • O herdeiro deverá agendar atendimento presencial pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS;
  • Levar os documentos que comprovem o óbito e a condição de inventariante;
  • Iniciar um processo administrativo para pleitear a devolução.

O que o INSS fez para evitar novas fraudes?

  • Bloqueou todos os descontos associativos de forma preventiva;
  • Discute se manterá ou não o modelo de intermediação de cobranças na folha de pagamento;
  • Estuda criar um novo protocolo de autorização de descontos, mais seguro e rastreável.

Como evitar cair em golpes?

Porém, vale destacar que o INSS faz alguns alertas a fim de evitar novos golpes, como:

  • O INSS não entra em contato por telefone ou por terceiros.
  • Toda comunicação é feita pelo aplicativo Meu INSS;
  • O número 135 só recebe chamadas e não liga para você.

Portanto, jamais clique em links, assine documentos suspeitos ou entregue informações pessoais fora dos canais oficiais.

Não há cobrança de taxas e nenhum intermediário é necessário.

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Conclusão:

  • Resumindo, é possível descobrir se foi vítima de fraude no INSS.
  • O primeiro passo é consultar seu extrato e identificar descontos desconhecidos.
  • Em seguida, registre o pedido de reembolso pelos canais oficiais.
  • Evite intermediários e siga todas as orientações do INSS para garantir a devolução dos valores.

Por fim, fique atento! Apenas 1,7 milhão de beneficiários fizeram o pedido — milhões ainda podem ter direito.

Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *

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Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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