INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

4,3 milhões e ‘facão à solta’: INSS emite comunicado urgente aos aposentados sobre suspensão de benefícios

Idoso - INSS (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Idoso - INSS (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

INSS pega milhares desprevenidos ao comunicar sobre suspensão de benéficos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal brasileira responsável pela gestão e concessão dos benefícios previdenciários. Criado em 1990, o INSS desempenha um papel crucial na garantia da seguridade social no país, abrangendo aposentadorias, pensões, auxílios-doença e outros benefícios relacionados à proteção social.

O INSS opera sob o regime da Previdência Social, que visa assegurar a proteção financeira aos trabalhadores e seus dependentes em diversas situações, como a aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, invalidez, maternidade e outros eventos que impactam a capacidade laboral.

Por fim, o instituto desempenha um papel vital na promoção do bem-estar social, garantindo a estabilidade econômica de milhões de brasileiros ao longo de suas vidas laborais. Além de contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa.

INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)
INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)

Porém, todos os anos milhares de brasileiros ficam com medo de perderem seus benefícios. Sobre isso, o INSS emitiu um alerta.

Benefícios vão ser cortados?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pretende interromper os benefícios de aposentados, pensionistas e aqueles que recebem auxílios de longa duração devido à ausência de prova de vida presencial. Contudo, desde fevereiro de 2022, a responsabilidade de comprovar a existência do segurado passou a ser do INSS.

Veja também

A necessidade de atendimento nas agências da Previdência surgiu devido ao envio de comunicados (push) pelo aplicativo Meu INSS e pelos bancos, direcionados a 2.961.868 segurados nascidos em janeiro e fevereiro, cujos dados não foram validados durante a análise de informações. No total, 4.351.557 pessoas com datas de aniversário de janeiro a março ainda não tiveram suas informações confirmadas.

É relevante destacar que esse comunicado estava programado como parte do procedimento padrão para informar a aposentados e pensionistas que ainda não foram localizados na base de dados, explicando assim a não confirmação da comprovação de vida.

Prova de Vida (Reprodução: Internet)
Prova de Vida (Reprodução: Internet)

A necessidade de os aposentados e pensionistas se dirigirem ao banco ou a uma agência da Previdência é desnecessária. Isso pois o INSS realizará uma busca ativa, dirigindo-se ao endereço registrado no cadastro do segurado. Portanto, é crucial manter os dados atualizados. Importante ressaltar que o cruzamento de dados entre os beneficiários do INSS e as informações governamentais é essencial.

Visando evitar suspensões arbitrárias de benefícios, como ocorreu no passado, o INSS está ampliando o cruzamento de informações. Buscando colaboração com diversos órgãos para enriquecer sua base de dados.

Como realizar a prova de vida?

O segurado pode realizar a prova de vida no aplicativo ou site Meu INSS, rede bancária ou se dirigir à uma agência do INSS.

Também conta como prova de vida:

  • Receber pagamento de benefício com biometria;
  • Fazer empréstimo consignado com biometria;
  • Por fim, fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).

Servidores públicos

Contudo, a prova de vida para servidores públicos federais inativos e pensionistas da União é feita somente nos aplicativos Sougov.br e Gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é realizado. No entanto, o procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do servidor/beneficiário.

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA