Agora

Agora

Já está valendo nesta terça (22): INSS confirma mudança que impacta o bolso de milhares de aposentados

Previdência Social - Foto: Internet
Previdência Social - Foto: Internet

Todos precisam saber detalhes sobre a mudança confirmada pelo INSS, que impacta o bolso de milhares de aposentados

Primeiramente, é importante dizer que o INSS é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.

Dessa forma, todos precisam saber detalhes sobre a mudança que já foi confirmada pelo órgão e que impacta o bolso de milhares de aposentados.

Bom, de acordo com informações divulgadas pelo G1, o portal de notícias da Globo, o Ministério da Previdência Social, por meio de publicação no Diário Oficial da União, informa na última segunda-feira 921),  a redução da taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.

O que muda com a medida?

Agora, conforme foi divulgado, entra em vigor as seguintes regras:

  • o limite dos juros será de 1,91% para o empréstimo consignado convencional, que é descontado em folha de pagamento;
  • o limite de juros será de 2,83% para empréstimos consignados realizados através de cartão de crédito.

De acordo com o  ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, caso o Comitê de Política Monetária (Copom) continue reduzindo a taxa básica de juros da economia, a Selic, o CNPS pode reduzir novamente o teto do consignado para beneficiários do INSS.

Veja também

“Combinado com Ministério da Fazenda, Banco do Brasil e Caixa Econômica, estamos propondo taxa de 1,91% para o consignado, e 2,83% para o cartão de crédito consignado, com reforço de que se a próxima reunião do Banco Central baixar a taxa de juros [Selic], nós nos reuniremos para baixar novamente [teto do consignado]”, disse Lupi na reunião  do Conselho Nacional de Previdência Social.

A saber, somente neste ano de 2023, é a segunda vez que o CNPS tenta reduzir os juros do consignado do INSS. Para quem não sabe, em fevereiro, o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), reduziu essa taxa de 2,14% ao mês para 1,70%. 

 

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

INSS

Quem escreve

Bianca Rayla

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: