BOMBA

INSS confirma mudança na aposentadoria de mulheres em 2025

08/06/2025 às 14h00

Imagem PreCarregada
INSS - Foto: Montagem

Para quem sonha com a aposentadoria do INSS temos uma boa notícia. Nessa matéria, falamos de novidades nas regras que atingem as mulheres

Todo trabalhador brasileiro de carteira assinada (CLTs) sonha com a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No Brasil, trata-se de um direito fundamental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que as regras para garantir o benefício mudaram com a Reforma da Previdência de 2019. Isso porque tivemos algumas atualizações significativas e que precisam de destaque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que essas alterações impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros que planejam se aposentar e buscam entender como garantir o direito ao benefício garantido pelo INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre uma mudança na aposentadoria que atinge em cheio as mulheres. Segundo o Gov.br, as regras de transição estão mudando todos os anos.

O objetivo é estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais. As normas vão alterar até 2031, quando mulheres deverão ter 62 anos e homens, 65 para pedir a aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição com regra de pontos, a pontuação mínima para mulheres subiu de 91 para 92 pontos em 2025. Aliás, as mudanças não param nisso.

Além da pontuação, o tempo mínimo de contribuição continua sendo de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. Servidor público, é necessário ter 20 anos de serviço e 5 anos no cargo atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pagamento extra do INSS será feito em julho para aposentados (Foto: Reprodução/ Internet)
INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Em 2025, a idade mínima para que mulheres se aposentar por essa modalidade será de 59 anos, com 30 anos de contribuição. Essa idade mínima sobe seis meses a cada ano, até chegar nos 62 anos em 2031.

Considerações finais

O sonho de todo trabalhador brasileiro é o de garantir a aposentadoria. Vale lembrar que as regras mudaram com a reforma da previdência. Nessa matéria, falamos sobre as regras de transição que sofreram modificações no caso das mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como garantir a aposentadoria em 5 passos?

  1. Entrar no sistema do órgão, acessando o ‘Meu INSS’, via aplicativo ou site;
  2. Após fazer o login, procure a opção ‘Novo Pedido’, e selecione. Indo até a opção “aposentadoria e CTC e Pecúlio”, após entrar, selecione a modalidade da aposentadoria que deseja solicitar; *vale dizer que, para a modalidade da aposentadoria especial, não existe opção, sendo assim, tendo que selecionar a modalidade de tempo de contribuição;
  3. Atualize todos os seus dados cadastrais, clicando na opção ‘atualizar’, confira seus dados e depois finalize clicando em ‘avançar’;
  4. Após o avanço, indique se está fazendo apenas uma simulação ou se realmente deseja solicitar a avaliação de um pedido de aposentadoria, sendo o requerimento, clique em ‘avançar’;
  5. Por fim, responda todos os questionários e atualizações solicitadas pelo site e confira se está tudo correto. Assim, aparecerá uma caixa de confirmação de veracidade de dados que deve ser preenchida corretamente.

Veja também mais matérias sobre o INSS clicando aqui.

aposentadoria INSS
INSS

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.