PARA FESTEJAR!

Não é só antecipação do 13º salário: INSS confirma notícia mais esperada de 2025 e R$1518 à lista de CLTs

12/04/2025 às 14h45

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
INSS aplicativo (Foto: Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS confirma grande novidade para trabalhadores com carteira assinada e libera a notícia mais esperada de 2025

O INSS surpreendeu os trabalhadores ao anunciar uma medida que promete impactar diretamente a vida de milhões de brasileiros.

A instituição confirmou nesta semana uma novidade aguardada desde o início do ano e que pode representar um avanço histórico nas regras previdenciárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações divulgadas pelo INSS através dos seus canais, detalha agora grande novidade do INSS.

Fim de greve no INSS

Após 235 dias de paralisação, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerraram a greve nesta sexta-feira (11).

Logo do INSS e fogos de artifício (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)
Logo do INSS e fogos de artifício (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

O movimento, iniciado em agosto de 2023, representou a maior greve da história da categoria, com cerca de 300 profissionais — aproximadamente 10% do total — aderindo à paralisação.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o retorno ao trabalho está previsto para a próxima segunda-feira (14), conforme acordo firmado com o Ministério da Previdência Social .

Médicos peritos

O acordo prevê que os médicos peritos reporão os dias não trabalhados durante a greve, e o Ministério restituirá os salários descontados nesse período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) reconheceu que os ganhos ficaram aquém das expectativas, mas destacou a reversão de riscos disciplinares e a abertura para futuras negociações.

Benefícios afetados

Durante a paralisação, a fila de espera por benefícios do INSS atingiu o maior patamar desde 2020, com mais de 2 milhões de requerimentos represados em dezembro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS conta com outros benefícios – Foto: Internet

Contudo, o impacto da greve levou o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a solicitar à Procuradoria-Geral da República (PGR) a investigação de possíveis abusos no movimento grevista .

Com o fim da greve, o INSS orienta os segurados a agendarem atendimentos pelo aplicativo Meu INSS. Ou então pela Central de Atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Contudo, para casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, recomenda-se o uso do Atestmed. Ele é um serviço online que permite a realização de perícia documental, dispensando a necessidade de comparecimento presencial.

Documentos necessários para perícia presencial:

  • Documento de identificação com foto​;
  • Laudo médico com diagnóstico e tratamentos​;
  • Exames complementares​;
  • Prescrições médicas;

Como acessar o Meu INSS?

Para acessar o Meu INSS, utilize o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo disponível para Android e iOS. Clique em “Entrar com gov.br” e informe seu CPF e senha cadastrada.

Contudo, caso ainda não possua uma conta, é possível criá-la diretamente no aplicativo ou no site do Gov. Basta apenas fornecendo seus dados pessoais e validando informações para concluir o cadastro.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Meu INSS fica com todas as informações do programa disponíveis (Reprodução: Internet)

CONCLUSÃO 

Por fim, a retomada dos atendimentos periciais a partir de segunda-feira (14) traz alívio para milhares de segurados que dependem desses serviços para obter benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Porém, o acordo firmado entre os médicos peritos e o Ministério da Previdência Social marca o fim de uma paralisação histórica e sinaliza a disposição das partes em buscar soluções para as demandas da categoria.

Veja também matéria especial sobre: Corte no salário de R$ 1.518: 2 atitudes que cravam bloqueio da aposentadoria dos 60+ no INSS.

Greve dos médicos peritos INSS
greve INSS
INSS
médicos

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.