Atenção

Aposentados em festa: INSS confirma vitória mais aguardada com pagamento antecipado nesta quarta (19)

19/03/2025 às 6h00

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
INSS confirma vitória com antecipação de pagamento (Reprodução: Montagem TV Foco)

Os aposentados do INSS estão comemorando uma grande parceria em que visa antecipar o pagamento do benefício

Nesta quarta-feira (19), o INSS está em busca de uma parceria com o SUS, para auxiliar na liberação do benefício aos aposentados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque teriam acesso a mais informações, o que tornaria mais rápida a perícia de seus profissionais e a concessão dos valores.

O time do TV Foco especializado em Previdência, a partir de informações do portal ‘Tribuna de Minas’, traz à tona as novidades do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia dessa parceria é reduzir ainda mais a fila, para que permaneça abaixo da data limite que é de 45 dias.

Pagamento do INSS em março

  • O pagamento do INSS neste mês de março tem início marcado para a próxima terça-feira (25);
  • No primeiro dia receberão somente aqueles que possuem o final do NIS 1 e recebem um salário mínimo;
  • Aqueles que ganham mais que um salário mínimo passarão a ganhar a partir do primeiro dia útil de abril;
  • São 10 dias de pagamentos, portanto o calendário do primeiro mês se encerra no dia 7 de abril.

Parceria com o SUS

De acordo com o portal ‘Tribuna de Minas’, o INSS vem buscando soluções para reduzir o tempo de espera dos brasileiros para a concessão de benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, buscam uma parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), para utilizar os seus dados e facilitar e agilizar os benefícios por incapacidade.

Aqueles aposentados por incapacidade permanente precisam de um laudo médico e passar por perícia médica para passarem a receber o benefício.

Com essa parceria com o SUS, todo o processo ficaria mais rápido e teriam a concessão do pagamento antecipado, em alguns dias.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Agora precisa passar pela perícia médica para constatar a incapacidade e prorrogar o benefício (Foto: Reprodução/ Internet)

Todos os pontos positivos da parceria

O primeiro ponto positivo é que os aposentados poderão apresentar laudos médicos digitais, sem precisar mais imprimir o papel.

Além disso, o INSS poderá utilizar os dados do SUS como comprovante de vida dos beneficiados, com a atualização da carteira de vacinação.

Isso tudo faz com que diminua a burocracia do processo, fazendo com que os brasileiros fiquem menos tempo na fila de espera.

Agora ambas as instituições trabalharão em conjunto para modernizarem o sistema, para que possam ter o melhor resultado possível.

Benefício de incapacidade temporária (Reprodução: Internet)
Benefício de incapacidade temporária (Reprodução: Internet)

Conclusões finais

O INSS busca uma parceria com o SUS para que possa agilizar a concessão do benefício, principalmente de incapacidade temporária e permanente.

Assim, os brasileiros ficariam menos tempo esperando na fila, ou seja, recebendo um pagamento de alguns dias antecipado.

Veja mais matérias do INSS

Thumbnail Video Youtube

Quando o INSS foi fundado?

O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.

De acordo com o portal ‘O Globo’, mais de 40 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.

aposentados
incapacidade
INSS
SUS

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.