INSS emite comunicado com alerta aos trabalhadores do que não fazer se quiser se aposentar em 2025

Comunicado do INSS chega para os trabalhadores com alerta crucial do que não fazer para não perder a aposentadoria

25/06/2025 23h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS - Foto: Montagem

Comunicado do INSS chega para os trabalhadores com alerta crucial do que não fazer para não perder a aposentadoria

A aposentadoria é um direito garantido por lei no Brasil, segundo a Constituição Federal e a Lei Orgânica da Seguridade Social (Lei nº 8.213/91). O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o grande responsável pelo repasse dos valores para milhões de cidadãos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, há requisitos que precisam ser cumpridos para a garantia do benefício em conta. Todavia, também existe o que não deve ser feito caso não deseje correr o risco de perder o direito de se aposentar.

Diante disso, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre o cuidado que é necessário ter para a garantia do benefício do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alerta do INSS

Em suma, a autarquia do Governo Federal emitiu um aviso aos que desejam se aposentar. Ocorre que, o trabalhador que fica sem contribuir à Previdência Social por muito tempo pode não ter direito aos benefícios previdenciários, por conta da chamada perda da qualidade de segurado.

Vale dizer que, a manutenção da qualidade de segurado é de até 12 meses aos que deixam de exercer atividade remunerada ou após a cessação de benefícios por incapacidade e salário-maternidade. O prazo ganha mais 12 meses caso o segurado tenha mais de 120 contribuições sem interrupção.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, são mais 12 meses se receber seguro-desemprego ou tiver registro no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Vale dizer que, o próprio salário-maternidade é tido como tempo de contribuição.

No período que o segurado estiver recebendo benefício previdenciário o direito também permanece, exceto auxílio-acidente e auxílio-suplementar. Ao segurado que estiver contribuindo ao INSS como facultativo, a cobertura previdenciária segue ativa por seis meses depois dele parar a contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contribuição é necessária

Ademais, um dos principais motivos para voltar a contribuir é que, o INSS só irá considerar para a aposentadoria o período que existiu contribuição, seja como empregado, trabalhador por conta própria ou contribuinte facultativo.

Caso o segurado fique sem contribuir ao longo de vários anos a cada período de trabalho, terá uma maior demora no processo de aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o INSS alerta aos trabalhadores que não deixem de contribuir com a Previdência Social caso queiram se aposentar em 2025.

Conclusões finais

  • A aposentadoria é um direito garantido por lei no Brasil;
  • Todavia, o INSS destaca o que não fazer para não correr o risco de perder o direito de se aposentar;
  • Em suma, o órgão enfatiza a necessidade de contribuição com a Previdência Social;
  • Assim, a autarquia pede que os trabalhadores não deixem de contribuir para não correr o risco de atrasar o benefício.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona o INSS para se aposentar?

Em suma, para solicitar o benefício, o requerente deve estar atento às regras de: sexo (homem ou mulher), idade mínima e tempo de contribuição.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.