Deu O Que Falar

Deu O Que Falar

Afundada em dívidas no INSS e comprada por rival: O fim escandaloso de emissora de TV aberta no Brasil

Emissora chegou ao fim (Foto: Reprodução/TV Globo/Freepik)

Em meio a várias dívidas e escândalos, emissora de TV chegou ao fim no Brasil e hoje a Record ocupa suas instalações

Uma das principais emissoras do Brasil existiu por poucos anos, mas ainda assim contou com grandes nomes em seu time de profissionais. O fim do canal de TV aconteceu em meio a escândalos e até mesmo dívidas com o INSS.

A TV Jovem Pan, que existiu muito tempo antes do surgimento da emissora que existe atualmente com foco em notícias, foi inaugurada em 1991. Seus donos eram Antônio Augusto Amaral de Carvalho (conhecido como Tuta) em parceria com João Carlos di Genio e Fernando Vieira de Mello.

A emissora exibia muitos conteúdos jornalísticos, documentários e transmissões esportivas. Sua programação era inspirada na CNN americana, e chamava atenção dos brasileiros.

De acordo com o Jornal do Brasil e com o Centro de Pesquisas de Corrupções, em 1992, Tuta começou a acusar os sócios de superfaturarem a emissora. As brigas entre os três começaram a ficar intensas nos bastidores, o que acabou atrapalhando os negócios.

No fim daquele ano, a TV Jovem Pan explodiu com um problema: a empresa não tinha um gerador de receita para pagar dívidas. Tuta e Hamilton decidiram pela dissolução do canal para evitar maiores problemas.

Veja também

Milton Neves foi principal narrador da TV Jovem Pan (Foto: Reprodução/YouTube)
Milton Neves foi principal narrador da TV Jovem Pan (Foto: Reprodução/YouTube)

CPI DA TV JOVEM PAN

Di Gênio, no entanto, alegava que dava para tocar o negócio. Todavia, no ano seguinte, se instaurou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar irregularidades na empresa.

A CPI deu conta de desvios de verbas e até mesmo um superfaturamento de US$ 5 milhões. O pior caso surgiu quando houve ligações entre Hamilton e o esquema escandaloso de PC Farias na época.

Com a polêmica, a TV Jovem Pan se desgastou e Tuta foi retirado da sociedade. O empresário perdeu as cotas e receberia o valor do capital social quando a emissora pudesse pagar. 

Hamilton, por sua vez, tinha o plano de declarar falência para fazer as ações caírem. Então, ele compraria essas ações para ter mais poder sobre os rumos da programação. 

Por fim, a CPI chegou à conclusão de que houve sonegação fiscal, enriquecimento ilícito por parte de Hamilton e Tuta, além de dívidas com o FGTS e o INSS.

O QUE ACONTECEU COM OS ESTÚDIOS DA TV JOVEM PAN?

Em 1995, a Globo e a Record disputaram os estúdios da TV Jovem Pan, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. A Record venceu o leilão e comprou todo o terreno. A emissora instalou todos os seus equipamentos nos estúdios e segue no local até hoje.

Estúdios da emissora na Barra Funda (Foto: Edu Moraes/Record)
Estúdios da emissora na Barra Funda (Foto: Edu Moraes/Record)

🚨 Mãe de Davi diz que filho está se 'segurando' para não trair a esposa no BBB24 + Gu3rra no SBT 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA