SAIBA TUDO SOBRE ESSE DIREITO!

Adeus idade mínima: INSS LIBERA aposentadoria após 15 anos de trabalho para milhares de CPF’s hoje (02)

02/07/2024 às 5h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Modalidade de aposentadoria permite se aposentar a partir de 15 anos de serviço (Foto: Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/INSS)

Saiba AGORA se você tem direito à aposentadoria especial pelo INSS, trabalhando por 15, 20 ou 25 anos nestas profissões e como solicitar a modalidade da autarquia

Um dos assuntos mais falados nos últimos anos acercam às modalidades de aposentadoria pelo INSS. Também pudera, depois que as novas regras entraram em vigor ainda em novembro de 2019, muitas mudanças afetaram esse benefício tão aguardado e merecido.

Por dentro do assunto

Entre tantas questões, uma pergunta em comum que ainda perpetua na mente de muitos desses brasileiros é se ainda existe alguma forma de conquistar uma aposentadoria de forma antecipada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Abla D Advogados, essa aposentadoria é até possível e está disponível para alguns trabalhadores, porém em apenas em casos bem específicos e é sobre isso que iremos falar nesta terça-feira (02).

O fato é que se aposentar com 50 anos não é permitido na maior parte das modalidades de aposentadoria, um exemplo disso é na modalidade por idade mínima do contribuinte, que ficou configurada da seguinte maneira:

Continua após o Veja Também

Veja também

  • Homens: 65 anos
  • Mulheres: 62 anos

Entende-se por aposentadoria por idade mínima, a aposentadoria por idade urbana, e a aposentadoria por idade da pessoa com deficiência (PcD). Já a aposentadoria rural, por exemplo, possui uma idade mínima diferente:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 60 anos para homens
  • 55 anos para mulheres.

15,20 e 25 anos …

Mas além da aposentadoria rural nós temos a APOSENTADORIA ESPECIAL, e é aí que está o pulo do “gato”!

De acordo com o FDR, a modalidade de Aposentadoria Especial é um direito resguardado aos trabalhadores que desempenham atividades consideradas prejudiciais à saúde, insalubres e até mesmo perigosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como é o caso de alguns motoristas, agentes de saúde, policiais, garimpeiros, etc …

(*Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui*)

Caso você se enquadre nesta condição, verifique se você atende aos critérios estabelecidos pela própria regra antes de solicitar a aposentadoria:

  • 15 anos exercendo atividades especiais + 66 pontos para atividades consideradas de alto risco;
  • 20 anos exercendo atividades especiais + 76 pontos para atividades consideradas de alto risco;
  • 25 anos exercendo atividades especiais + 76 pontos para atividades consideradas de alto risco.

O segurado que exercer mais de uma atividade especial durante seu período contributivo, mas sem completar o período mínimo (15, 20 ou 25 anos), poderá converter o período total de cada atividade e, ao final, somar todos os períodos para concessão do benefício.

Para efeito de enquadramento, será utilizado sempre a atividade preponderante.

Como solicitar a aposentadoria especial pelo INSS?

Primeiramente, para dar entrada na aposentadoria especial, é necessário agendar um atendimento no INSS pode ser feito através do site oficial da autarquia.

Este agendamento também pode ser feito pelo Prevfone (telefone 135) ou pelo site do MEU INSS.

É importante esclarecer que o pedido na agência do INSS não precisa ser feito por advogado. Você pode ir sozinho, mas se não está 100% seguro em fazer tudo por conta própria, pedir uma orientação a mais nunca é demais.

ATENÇÃO À DICA: após 3 tentativas, caso você não consiga fazer o agendamento pelo telefone nem pelo site, procure diretamente a agência do INSS para fazer o agendamento pessoal. Além disso, é possível tentar fazer o agendamento em outra agência do INSS próxima.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

aposentadoria especial
INSS
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.