Mudanças

INSS toma coragem, muda regra importante e beneficiários são surpreendidos com decisão da semana


INSS muda regra e surpreende beneficiários (Reprodução: Montagem TV Foco)

INSS surpreende os beneficiários com mudança de regra importante e decisão da semana

O INSS surpreendeu todos os seus beneficiários com uma mudança importante na regra de um de seus benefícios, e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.

O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.

De acordo com o portal ‘FDR’, as alterações ocorreram no auxílio-doença, após uma portaria conjunta do Ministério da Previdência Social, junto com o INSS, em julho deste ano, onde se iniciaram as novas regras.

Com isso, a perícia médica para os trabalhadores que entram com o pedido por incapacidade temporária foi dispensado, sendo necessário apenas a apresentação dos documentos que comprovem aquilo que o segurado está declarando.

A perícia médica não é mais necessária em alguns casos (Reprodução: Internet)
A perícia médica não é mais necessária em alguns casos (Reprodução: Internet)

Segundo o portal ‘Senado Notícias’, em algumas regiões do país o tempo de espera para um agendamento da perícia médica poderia superar 200 dias, por tanto essa nova regra reduz e muito o tempo de espera para ser um beneficiário do auxílio-doença.

Veja também

Por tanto, a notícia dada nessa semana de julho, após a portaria, pegou todos os beneficiários de surpresa, mas de maneira positiva, já que é algo que vai facilitar a vida de todos que precisarem do benefício.

Assim, já válido hoje, as novas regras voltadas para quem precisa se afastar de suas atividades por mais de 15 dias são:

  • Prazo máximo de 180 para a concessão do benefício através do Atestmed;
  • 15 dias para fazer um novo requerimento após ele ser negado;
  • Em caso de incapacidade temporária, poderá ser concedido através de análise documental, desde que o segurado emita a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Além dessas alterações, no começo do mês de novembro novas mudanças afetaram o benefício, já que o auxílio-doença pode ser prorrogado de maneira automática, quantas vezes forem necessárias.

Antigamente, ele só poderia ser prorrogado automaticamente por duas vezes, sendo que seria necessário passar por uma perícia médica presencial, caso desejasse solicitar pela nova perícia. Essas novas mudanças serão válidas a partir de janeiro de 2024.

Auxílio-doença passou por regras fundamentais para sua maior eficácia (Reprodução: Internet)
Auxílio-doença passou por regras fundamentais para sua maior eficácia (Reprodução: Internet)

Quando o INSS foi fundado?

O INSS, um dos principais órgãos do governo, voltado para os aposentados e trabalhadores de carteira assinada, foi fundada no dia 27 de julho de 1990.

🚨 BBB24: Davi ameaçado por aliado + Real motivo do surto de Alane + Portiolli em gu3rra com Huck    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: