Fim de serviço confirmado até DEZEMBRO: INSS anuncia SUSPENSÃO crucial pra quem tem 60+ e recebe aposentadoria

28/05/2024 às 13h27

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
INSS confirma suspensão que atinge a aposentadoria de milhares de idosos (Reprodução: Montagem TV Foco)

O INSS confirmou a suspensão de um bloqueio que atinge em cheio a aposentadoria de grande parte dos beneficiários

Todos os aposentados do INSS que estão com mais de 60 anos de idade precisam se atentar nas últimas atualizações. Isso porque confirmaram o fim de um serviço muito utilizado, em março deste ano e a suspensão atinge em cheio o pagamento do benefício.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários e boa parte deles já são considerados idosos. Diante desse cenário, é fundamental que o governo deixe bem claro todas as mudanças que atingem esse grupo.

De acordo com o portal ‘G1’, o Ministério da Previdência Social suspendeu o bloqueio do pagamentos aos beneficiários do INSS por falta de prova de vida. Portanto, até o dia 31 de dezembro de 2024, os beneficiários receberão o pagamento, mesmo sem realizar a prova de vida.

Prova de vida serve para que os beneficiários sigam aptos a receber o benefício (Reprodução: Internet)
Prova de vida serve para que os beneficiários sigam aptos a receber o benefício (Reprodução: Internet)

Vale lembrar que esse processo é para checar se a pessoa realmente está viva para continuar recebendo o benefício. Isso porque não querem pagar o valor mensalmente para uma pessoa que não possui o direito e está usando o dinheiro de uma pessoa já falecida.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Comunicado do INSS

Diante desse cenário, o INSS veio à tona para comentar sobre outras mudanças, principalmente envolvendo a mudança no período de contagem para a comprovação de vida.

Veja também

No Meu INSS dá para conferir todas as atualizações sobre o programa (Reprodução: INSS/Divulgação)
No Meu INSS dá para conferir todas as atualizações sobre o programa (Reprodução: INSS/Divulgação)

“Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final de 2024, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação”, destacou o próprio site do INSS.

Agora, a contagem começa a valer a partir do último dia em que o segurado realizou a prova de vida e não mais a partir da sua data de aniversário. Por mais que não tenha o bloqueio em 2024, o processo esta sendo realizado por meio de registros na base de dado do próprio INSS.

É importante, caso tenha tempo, realizar a prova de vida, para não ter nenhum problema no recebimento do benefício a partir de 2025.

Comunicado do programa em relação a proibição da suspensão pela falta de prova de vida (Reprodução: Internet)
Comunicado do programa em relação a proibição da suspensão pela falta de prova de vida (Reprodução: Internet)

Quem recebe o INSS hoje (28)?

O INSS do mês de abril já está liberado para parte dos aposentados e pensionistas. Nesta terça-feira (28), aqueles que ganham um salário mínimo e possuem o final do NIS 3 estão sendo agraciados com o pagamento.

🚨 Mani faz a fila andar? Globo toma estrela do SBT antes de Eliana + Marrone internado  

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.