Regra do INSS traz quais profissões podem aposentar antes dos 65

Tudo sobre a regra do INSS que explica quais profissões concedem aposentadoria em 2025. FIQUE POR DENTRO DE TUDO NO TVFOCO.

19/06/2025 9h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentadoria do INSS - (Foto: Reprodução/Internet)

Tudo sobre a regra do INSS que explica quais profissões concedem aposentadoria em 2025

A título de informação, a aposentadoria pelo INSS é essencial para garantir segurança e dignidade aos trabalhadores após anos de contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, ela representa um direito conquistado que assegura renda mensal, estabilidade financeira e acesso a benefícios como auxílio-doença e pensão por morte.

Além disso, protege o trabalhador em momentos de vulnerabilidade, promovendo qualidade de vida na terceira idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, não há como negar que a contribuição regular ao INSS é um investimento no futuro, garantindo suporte nos momentos em que a força de trabalho já não é mais a mesma.

APOSENTADORIA ANTES DOS 65

Inclusive, o que muita gente nem imagina é que existem algumas profissões que concedem o direito à aposentadoria antes dos 65 anos e vocês saberão de todos os detalhes nesta quinta-feira, dia 19.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Bom, para melhor entender, a Reforma da Previdência alterou as regras da chamada Aposentadoria Especial, modalidade destinada a trabalhadores que desempenham atividades com algum prejuízo à saúde ou integridade física.

ENTENDA

Pois bem, em suma, a aposentadoria especial, segundo a reforma da Previdência de 2019 (Emenda Constitucional nº 103), continua sendo destinada a trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde ou integridade física. Agora, exige-se não apenas o tempo mínimo de contribuição, 15, 20 ou 25 anos conforme o nível de risco, mas também uma idade mínima obrigatória: 55, 58 ou 60 anos, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A regra de transição beneficia quem já estava no INSS até 13/11/2019, permitindo se aposentar com pontuação mínima (idade + tempo de exposição): 66, 76 ou 86 pontos.

A base de cálculo mudou: passa a ser 60% da média de todas as contribuições, mais 2% por cada ano adicional além dos requisitos básicos. Além disso, a conversão de tempo especial em comum foi eliminada para contribuições após 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAIS PROFISSÕES CONCEDEM DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL?

A aposentadoria especial é concedida a trabalhadores que exercem atividades com exposição habitual e permanente a agentes nocivos (químicos, físicos ou biológicos) à saúde. Algumas das profissões mais comuns que dão direito a esse benefício são:

  • Médicos e dentistas
  • ⁠Enfermeiros e técnicos de enfermagem
  • ⁠Eletricistas (acima de 250 volts)
  • Mineiros
  • ⁠Vigilantes armados
  • ⁠Metalúrgicos
  • ⁠Soldadores
  • ⁠Frentistas (exposição a combustíveis)
  • ⁠Trabalhadores em frigoríficos
  • ⁠Motoristas de ônibus e caminhoneiros de carga perigosa
  • ⁠Químicos e laboratoristas
  • ⁠Aeroviários e aeronautas

É necessário comprovar a exposição por meio do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e laudos técnicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.