EM RUINAS

Intervenção do Banco Central, leilão e venda ao Bradesco: O fim decadente de banco tradicional no Brasil


Banco tradicional teve fim decadente após intervenção do Banco Central (Foto: Montagem TV Foco)

Banco tradicional teve fim decadente após intervenção do Banco Central (Foto: Montagem TV Foco)

Um banco que entrou para a história foi fundado em 13 de julho de 1834, por 171 cidadãos baianos, com sede em Salvador, na Rua do Açouguinho, número 1.

Mais tarde, sua sede foi transformada no Memorial do Banco Econômico, abrigando o Museu Eugênio Teixeira Leal, a Biblioteca Innocêncio Calmon e o Arquivo Histórico.

O lema da instituição em questão era “Economia, Perseverança e Socorro nas Dificuldades”. Em 1910, foi vendido para o político e banqueiro Francisco Marques de Góis Calmon. Em 1968, incorporou o Banco Meridional, anteriormente conhecido como Banco Sinimbu, com agências em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

+ Falência: Churrascaria muito amada de SP não resiste e comunica fechamento em definitivo após quase 1 década

No entanto, em 1995, apesar de receber ajuda do governo por meio do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), o Econômico sofreu intervenção do Banco Central. Tentativas de formar um grupo de empresas baianas para salvá-lo falharam, e o banco foi fechado em agosto do mesmo ano, junto com suas 276 agências, deixando mais de nove mil funcionários e novecentos mil clientes afetados.

Veja também

O Excel posteriormente incorporou parte do banco, passando a se chamar Excel-Econômico, e em seguida foi incorporado pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria e, finalmente, pelo Bradesco em 2003. Seu ex-controlador, Ângelo Calmon de Sá, enfrentou processos por gestão fraudulenta.

Em setembro de 2021, o BNDES e o FGC realizaram um leilão dos créditos do Econômico, que foram adquiridos pelo BTG Pactual, que concluiu o processo de aquisição do controle acionário em outubro de 2022, renomeando-o para Banco BESA.

QUAL O COMUNICADO ATERRORIZANTE DO BANCO CENTRAL SOBRE PIX?

Banco Central emitiu recentemente um comunicado oficial que deixou absolutamente todos os usuários de PIX completamente desesperados com o anúncio impactante.

Acontece que dois alertas fizeram com que todos os usuários do PIX tivessem que ficar completamente em alerta com tudo que pode acontecer.

+ Landim bate martelo no Flamengo, abre os cofres e acaba de anunciar contratação de gigante arrancada do Vasco

Segundo a CNN, BC comunicou no dia 22 de março deste ano, um vazamento de dados cadastrais ligados a chaves Pix devido a falhas de segurança da instituição Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD). Para saber mais, leia a matéria completa aqui!

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: