CONFIRA

Martelo batido, está aprovado: IPVA chega ao fim para milhares de veículos e o seu pode ser um deles

23/06/2024 às 9h40

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
IPVA - (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira tudo sobre o fim do IPVA para uma lista de veículos após aprovação

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para quem não sabe, é um tributo obrigatório para quem é dono de veículo. Ele deve ser pago anualmente e, normalmente, é cobrado nos primeiros meses do ano. O que muitas pessoas não imaginam é que existe uma lista de veículos que não precisam mais pagar o imposto, e o sei carro pode ser um deles.

Segundo uma publicação do Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul, no dia 18 de agosto de 2023, o Decreto nº 16.225 isenta veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular) do pagamento do IPVA. O veículo pode ser original de fábrica ou convertido para GNV. Além disso, veículos convertidos a partir da data do decreto já passam a usufruir do benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo decreto estadual altera o decreto original de 23 de maio de 2000 sobre a isenção do IPVA. Agora, fica reduzido em 100% o imposto, a partir de 2024, ao proprietário de qualquer veículo automotor movido a GNV. Vale dizer que, a regra já está em vigor assinada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) e o secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira.

Fim do IPVA para os donos de alguns veículos (Foto: Reprodução/Internet)
Fim do IPVA para os donos de alguns veículos (Foto: Reprodução/Internet)

De acordo com o Garagem360, a isenção do IPVA incentiva o uso do GNV, que é menos poluente. O uso do combustível já recebeu incentivos em outros estados, como Alagoas, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Alguns reduziram em até 50% o preço do imposto para quem usa gás natural.

Continua após o Veja Também

Veja também

Quais outros estados têm isenção no IPVA?

Se você é do Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe e Rio de Janeiro, e tem o veículo com mais de 15 anos de fabricação, não precisará gastar dinheiro com o IPVA. O mesmo vale para o Distrito Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPVA - Foto: Internet
IPVA – Foto: Internet

Outras unidades federativas do Brasil concedem a isenção apenas aos veículos com 20 anos ou mais de fabricação, e são eles: São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul e Paraná. Além disso, em alguns estados pessoas com deficiência podem ter a isenção do IPVA. Quando o veículo é usado como meio de trabalho, pode ser que o estado também conceda o benefício da isenção do imposto.

Táxi - Foto: Reprodução/Internet
Táxi – Foto: Reprodução/Internet

O que acontece se deixar de pagar o IPVA?

Além das multas, juros e correção monetária acrescidos ao valor original, o nome do proprietário do veículo poderá ser inscrito na dívida ativa estadual, dificultando o acesso ao crédito, como cartão de crédito, abertura de contas em bancos e tomada de empréstimos e financiamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

IPVA
Larissa Caixeta

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.