Agora

Agora

Fim do IPVA para motos da Honda e Yamaha: Como conquistar a isenção do imposto mais temido em 8 passos online

Fim do IPVA cai como uma conquista e motoristas podem solicitar online (Foto: Reprodução Internet)
Fim do IPVA cai como uma conquista e motoristas podem solicitar online (Foto: Reprodução Internet)

Fim do IPVA cai como uma conquista e motoristas podem conquistar online

Algumas motos estão isentas do IPVA em 2024 e isso se deve a certas regras estipuladas no Código de Trânsito Brasileiro, que permitem essa isenção em determinadas situações.

No ano passado, foi aprovado um Projeto de Lei que estabelece a isenção do IPVA para motos e ciclomotores com até 170cc. Conforme essa regulamentação, esses veículos estariam livres do imposto, sendo necessário apenas pagar o licenciamento e o seguro DPVAT obrigatório.

Entretanto, a aplicação dessa lei ainda não é clara, já que não há uma determinação obrigatória. Isso significa que cada Detran estadual decide se irá conceder ou não a isenção para as motos até 170cc. Essa decisão depende da disponibilidade de verba no orçamento.

Portanto, não é possível garantir se a isenção será concedida em cada estado. O corte de verbas em algumas regiões pode prejudicar o processo, uma vez que o Detran depende da arrecadação do imposto.

De acordo com a nova legislação, uma variedade de motos até 170cc estará isenta do IPVA. Veja abaixo os principais modelos de cada montadora:

Veja também

  1. Diversos modelos da Honda possuem menos de 170cc, como a CG 160 (todas as versões), Pop 110i, Biz 110 e 125, Elite 125, PCX, ADV e NXR 160 Bros, que são algumas das motos mais populares no Brasil.
  2. A Yamaha também oferece modelos muito vendidos no país, e abaixo de 170cc inclui modelos como Neo 125, NMax, Fluo, Fazer 150, Factor 125 e 150, Crosser 150 e até mesmo a esportiva R15.

COMO CONQUISTAR A INSEÇÃO?

  1. Primeiro, identifique a categoria do seu veículo.
  2. Em seguida, acesse o site do Sefaz (Secretaria da Fazenda) ou do Detran do seu estado.
  3. Consulte as regras e instruções específicas para a sua categoria de isenção e para o seu estado.
  4. Verifique quais documentos são necessários e inclua-os no pedido, se solicitado.
  5. Complete os formulários eletrônicos, caso sejam exigidos.
  6. Se não for possível solicitar a isenção pelo site, vá pessoalmente ao local indicado para fazer o pedido.
  7. Após enviar o pedido, acompanhe o processo para garantir que tudo está em andamento.
  8. Se o pedido for negado, verifique se há possibilidade de apresentar recurso e siga as regras estabelecidas para o procedimento.

É importante ressaltar que os passos podem variar de acordo com o estado onde o imposto é cobrado e com a categoria do veículo.

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA ISENÇÃO DO IPVA E IPTU?

Normalmente cobrados no início do ano, o IPTU e o IPVA podem ser uma grande dor de cabeça para muita gente. Mas, existem alguns grupos que podem se livrar desses dois tributos em 2024.

+ A VOLTA da lenda: Ford e Volkswagen ressuscitam CARROS mais amados e concorrência recebe notícia letal 

Os idosos têm uma série de benefícios garantidos pela lei. No entanto, boa parte deles não sabe sobre a maioria das vantagens que estão disponíveis para quem tem mais idade e acaba pagando contas desnecessárias. Para saber mais, leia a matéria completa clicando aqui! 

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

HondaIPVA

Quem escreve

Felipe Henrique

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: