Isenção da conta de luz para idosos é comunicada a partir de julho

Excelente notícia de isenção na conta de luz chega para idosos a partir de julho de 2025 e você precisa saber agora mesmo
3 min de leitura
Isenção da conta de luz para idosos é comunicada a partir de julho - Foto: Montagem

Isenção da conta de luz para idosos é comunicada a partir de julho - Foto: Montagem

Excelente notícia de isenção na conta de luz chega para idosos a partir de julho de 2025 e você precisa saber agora mesmo

A conta de luz é um peso tremendo na mensalidade de milhões brasileiros. Afinal, a dívida é certa, mas, com valores que variam e podem pesar no orçamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E falando nisso, um grande presentão chega agora para idosos, em pleno 2025. Ocorre que, a isenção da energia elétrica chega para idosos é comunicada a partir de julho. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto, a partir de informações do portal Agência Gov.

Isenção da conta de luz

Em suma, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou no dia (10/6) as regras que irão permitir o novo desconto na fatura para consumidores que recebem a Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir do dia (05) de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo determina a Medida Provisória nº 1.300/2025, em fase de tramitação no Congresso Nacional, os 17,1 milhões de famílias que possuem direito ao benefício não precisarão pagar pelos primeiros 80 quilowatts-hora (kWh) consumidos em cada mês.

Isenção na conta de luz para brasileiros – Conta de luz (Foto: Reprodução)

Ademais, 4,5 milhões de famílias que usam 80 kWh ou menos mensais, a fatura de energia elétrica pode cobrar apenas os custos não associados à energia consumida, como ICMS e a contribuição de iluminação pública.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, a mudança na regra de descontos na Tarifa Social compõe a Reforma do Setor Elétrico proposta pelo Ministério de Minas e Energia (MME). É importante mencionar ainda que os critérios de seleção dos consumidores com direito ao benefício seguem os mesmos.

Mudança na lei

Agora, com a Medida Provisória nº 1.300/2025, passa a existir somente uma faixa de desconto aos beneficiários, sendo aquela que garante desconto de 100% ao consumo até 80 kWh por mês. A parcela de consumo que passar de 80 kWh não receberá desconto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes, os descontos se davam por degraus. A regra determinava faixas para consumo de 30 kwh mensais até 220 kwh mensais. Existiam descontos diferenciados também para quilombolas e indígenas.

Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica?

Em suma, para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), deve ser cumprido um dos requisitos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja mais notícias sobre a energia elétrica CLICANDO AQUI.

Tarifa Social – Energia Elétrica – Conta de Luz (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

Considerações finais

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile