Agora

Agora

Isenção do IPVA e IPTU em SP 2024: Milhares têm direito a adeus aos impostos e bastam 4 passos para garantir

Isenção do IPTU e IPVA para milhares em São Paulo (Reprodução: Montagem TV Foco)
Isenção do IPTU e IPVA para milhares em São Paulo (Reprodução: Montagem TV Foco)

Milhares de pessoas possuem o direito a isenção do IPVA e IPTU em São Paulo

Milhares de pessoas têm direita a isenção do IPVA e IPTU em São Paulo, neste ano de 2024, para dar adeus aos impostos bastam seguir 4 passos e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.

Com a chegada de um novo ano, todos os brasileiros já começam a juntar dinheiro para conseguir pagar todas as contas e as dívidas anuais, que costumam a pesar bastante no bolso, e quando há a possibilidade de isenção, é muito comemorada.

De acordo com o portal do Governo de São Paulo, há milhares de pessoas que possuem o direito de ter a isenção do IPVA e do IPTU, que são os que mais pesam no bolso, e se dá para aqueles que possuem algum tipo de deficiência.

IPVA é pago todo ano pelos motoristas (Reprodução: Internet)
IPVA é pago todo ano pelos motoristas (Reprodução: Internet)

Assim, aquelas pessoas que fazem parte desse grupo precisam realizar o pedido da isenção do IPVA através do Sistema de Veículos (Sivei) da Secretaria de Estado da Fazenda.

Mas, além disso, precisam realizar uma perícia médica, em que comprove a deficiência e o direito de ter o benefício e o livramento da dívida do carro que está em sua garagem.

Veja também

Assim, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) revelou que os agendamentos da perícia médica estarão abertos a partir do próximo dia 22 de janeiro de 2024.

Pessoas que se encaixam no PCD tem isenção do imposto (Reprodução: Internet)
Pessoas que se encaixam no PCD tem isenção do imposto (Reprodução: Internet)

Já para o IPTU, os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS e também do Programa de Amparo Social ao Idoso, de acordo com o site do Governo de São Paulo, podem solicitar a isenção do imposto.

Para isso, o interessado deve apresentar o Requerimento Eletrônico de Isenção, através do Sistema de Isenção de Aposentados (SIIA), mas para isso precisa seguir uma série de requisitos, como:

  • Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia;
  • Apresentação de declaração de próprio punho, afirmando não possuir outro imóvel neste município ou em qualquer outro município do país
  • Utilizar efetivamente o imóvel como sua residência
  • Rendimento mensal que não ultrapasse 3 (três) salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção total;
  • Rendimento mensal entre 3 (três) e 5 (cinco) salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção parcial;
  • O imóvel deve fazer parte do patrimônio do solicitante.
Pessoas que se encaixam no PCD tem isenção do imposto (Reprodução: Internet)
Pessoas que se encaixam no PCD tem isenção do imposto (Reprodução: Internet)

Qual o valor do IPVA em São Paulo?

O valor do IPVA, em São Paulo, para veículos de passeio, é de 4% em relação ao valor do carro, por tanto, quanto mais caro o veículo, mais caro será o imposto.

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

IPTUIPVA

Quem escreve

Gabriel Amaral

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: