Alguns motoristas de São Paulo estão com um pacotão de vitórias com a isenção do IPVA, fim do rodízio e até mesmo adeus a CNH
O IPVA é um dos impostos mais temidos dos brasileiros, mas alguns motoristas estão isentos do pagamento do importo.
Além disso, podem se ver livres do rodízio na cidade de São Paulo se seguirem alguns requisitos, assim como a não obrigatoriedade da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time do TV Foco especializado em Serviços, a partir de informações do portal da Fazenda, traz à tona sobre a isenção do IPVA.
Mas, outros motoristas também estão pulando de alegria, já que podem desconsiderar a CNH e outros porque estão livres do rodízio.
Entenda o pagamento do IPVA
- O IPVA chega para quase todos os motoristas no início do ano, e pesa bastante no bolso, dependendo do carro que a pessoa tem;
- Ele pode ser à vista, onde há um desconto no valor total, mas para isso o indivíduo precisa ter todo o dinheiro disponível para o pagamento;
- Dá também para parcelar em até cinco vezes, porém, neste caso não há descontos, mas o valor é diluído ao longo de cinco parcelas;
- Há algumas isenções, mas que não atendem todos os veículos, na verdade é a minoria deles.
Isenção do IPVA
De acordo com o portal da Fazenda, em janeiro deste ano a Assembleia Legislativa do Estado aprovou o Projeto de Lei n° 1510/2023.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jorginho Mello ciente: Plano de lei de trânsito em Florianópolis, SC, com reviravolta no estacionamento rotativo
● EXTRA de mais de R$ 2 mil: Lei de Lula da poupança em vigor em 2025 salva lista de CPFs em Salvador, BA
● Carta psicografada de Eliza Samúdio após assassinato traz relato arrepiante sobre goleiro Bruno: “Meu espírito”
Ela garante a isenção do IPVA para certos carros movidos a hidrogênio e veículos híbridos, com motor elétrico.
Estes veículos estão isentos do pagamento até 2026, a partir de 2027 pagarão 1% do valor do carro como imposto, chegando até os 4% padrão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser uma grande notícia, há uma série de requisitos que os carros desse modelo precisam se adequar, como um limite de valor. Assim, apenas o Corolla e o Corolla Cross híbridos de adequam aa isenção.
Livre do rodízio
Para quem não mora em São Paulo, sempre se surpreende com o rodízio estabelecido pela Prefeitura, onde determinam horário e região que alguns carros não podem circular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele funciona de segunda à sexta, nos horários de pico e no grande centro, onde cada dia da semana, o número final de determinadas placas não podem circular.
Porém, há algumas exceções, como os veículos conduzidos por ou que transportem pessoas com deficiência, com doença crônica que comprometa a mobilidade.
Essas pessoas que apresentam deficiência precisam solicitar a autorização para que tenham o direito de dirigir a qualquer momento em São Paulo.
Motoristas livres da CNH
Nos últimos anos o Conatran estabeleceu algumas mudanças em relação a CNH, em que permite que certos veículos não precisem do documento.
A principal foi a inclusão de ciclomotores na legislação e a dispensa do documento para o uso de bicicletas e patinetes elétricos.
Os principais beneficiários são os condutores de bicicletas elétricas e também condutores de ciclomotores, que possuem uma uma capacidade de velocidade limitada.
O veículo não pode ultrapassar os 50 km/h e capacidade máxima do motor de 50 cm³.
Conclusões finais
O Governo de São Paulo estabeleceu uma nova lista de carros isentos no estado, mas atinge poucos modelos híbridos no país.
Pessoas com deficiência estão livres do rodízio na capital e donos de motos até 50 km/h e motor de 50 cm³ não precisa de CNH.
Veja mais matérias sobre a CNH
Qual o valor do IPVA em São Paulo?
O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro. Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.