ADEUS!

“Deixarão de realizar”: Itaú, Caixa, BB e mais se unem em comunicado com FIM de serviço crucial em 2024

17/05/2024 às 22h59

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Itaú, Caixa, BB e mais se unem pra decretar FIM de serviço crucial - Foto: Internet

Bancos gigantes como o Itaú confirmaram o FIM do serviço vital a milhões de usuários

Itaú, Caixa, Banco do Brasil e outra gama de bancos, buscam sempre oferecer os melhores serviços aos clientes. A grande realidade é que, as instituições tem como objetivo a adaptação rápida de ferramentas cada vez mais revolucionárias aqueles que mais as fazem funcionar: os usuários.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Pensando nisso, todas as companhias se uniram em um comunicado decretando o fim de um dos seus serviços mais essenciais quando o assunto se trata de transferências de uma conta para outra.

Vale dizer que, estamos se referindo ao fim do serviço de transferências bancárias DOC, que acabou sendo confirmado depois da grande popularidade e aceitação do PIX, seu substituto.

Itaú, Caixa e Banco do Brasil trocaram definitivamente o DOC pelo Pix (Foto: Divulgação)
Itaú, Caixa e Banco do Brasil trocaram definitivamente o DOC pelo Pix (Foto: Divulgação)

Para quem não sabe, o DOC (Documento de Ordem de Crédito), foi ofertado por bancos como Itaú, Caixa e Banco do Brasil por mais de 30 anos. De acordo com informações do portal ‘O Antagonista’, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou a situação no início do ano de 2024.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


“A partir do dia 15, deste mês de janeiro, as instituições financeiras associadas, incluindo Itaú, BB, Caixa e demais deixarão de realizar os DOCS”, relatou a Febraban.

Veja também

A mudança atingiu milhões em cheio, tanto pessoas físicas como jurídicas (empresas), marcando o adeus de um meio de pagamento tradicional. A Febraban comunicou também o fim das operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), realizadas exclusivamente por empresas.

DOC vai chegar ao fim no dia 29 de fevereiro (Reprodução: Internet)
DOC chegou ao fim no dia 29 de fevereiro (Reprodução: Internet)

Dessa forma, na época, a instituição decretou que a data-limite para agendamento de um DOC seria até o dia (29) de fevereiro de 2024, quando o sistema foi definitivamente encerrado.

DADOS

Segundo o Banco Central, foram realizadas no ano de 2023, entre grandes bancos como Itaú, Caixa e Banco do Brasil, um total de 59 milhões de transações por meio do DOC, o que representa apenas 3,7% do total contabilizado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). A grande realidade é que o DOC perdeu até mesmo para os cheques, que foram usados em 202,8 milhões de operações.

O que significa Pix?

Vale dizer que, o nome Pix não é uma sigla específica, tampouco possui um conceito. De acordo com o Banco Central, o termo foi escolhido por remeter a pixels, tecnologias e transações.

PIX conta com milhões de transações todos os dias (Reprodução/Foto: PIX/Divulgação)
PIX conta com milhões de transações todos os dias (Reprodução/Foto: PIX/Divulgação)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

DOC
pix

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.