CONFIRA!

Adeus hoje (11): Itaú e Nubank se unem com SUSPENSÃO de serviço popular dos idosos 60+ do INSS em 2025

11/02/2025 às 13h30

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Nubank / INSS / Itaú - Montagem TVFOCO

Grandes bancos no Brasil, incluindo o Nubank e o Itaú, acabam de se anuir a respeito da suspensão de um serviço popular dos idosos 60+ do INSS em 2025, pegando muita gente de surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Extra, os bancos optaram por manter a suspensão de consignado do INSS por correspondentes, mesmo com alta dos juros. Apenas duas instituições financeiras retomaram as ofertas terceirizadas de empréstimos.

Conforme a fonte, apenas Bradesco e Banrisul voltaram a operar o consignado por meio de correspondentes bancários. Sendo assim, grandes empresas como Itaú, Banco Pan, Nubank e Mercantil seguem com a suspensão da oferta nessa modalidade terceirizada, o consignado do INSS por correspondentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, segundo os bancos eles continuam concedendo empréstimos e liberando cartões de crédito consignados diretamente em suas agências e em seus canais digitais.

Comunicado dos bancos

Em nota, o Itaú afirmou que “nos patamares atuais, não asseguram a viabilidade econômica das operações por meio desse canal (correspondentes bancários)”. O Mercantil, por sua vez, alegou que “essa decisão se dá tendo em vista a forte elevação dos custos de captação frente ao teto de juros atualmente válido”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Itaú - Foto: Internet
Banco Itaú – Foto: Internet

Já o Banco do Brasil disse que segue oferecendo crédito consignado em seus canais próprios, mas não deixou claro se retomou a operação via correspondentes. Já Santander e BMG não responderam até o fechamento da reportagem.

De acordo com dados do Inss, 15.450.087 beneficiários estavam com contratos de empréstimo consignado ativos. Segundo o Banco Central, mais de R$ 103 bilhões foram liberados por meio dessa modalidade em 2024 — um aumento de 30,8% em relação aos R$ 78,7 bilhões registrados no ano anterior.

INSS - Foto: Internet
INSS – Foto: Internet

O que acabou levando a suspensão do consignado com correspondentes?

No final do ano de 2024, os representantes do setor bancário alertaram o governo que o crédito consignado do INSS estava se tornando inviável sem a revisão do teto de juros, que permanecia em 1,66% ao mês.

Assim, dados apresentados aos ministérios da Fazenda e do Planejamento indicavam que o spread (diferença entre o custo de captação e os juros cobrados dos clientes) nessa modalidade era, em média, de 0,51%. Por fim, os bancos ainda precisam arcar com impostos, custos operacionais, distribuição e provisões para inadimplência, o que, segundo as instituições, tornava essa linha de crédito deficitária.

Conclusão

Grandes bancos do Brasil como o Nubank e o Itaú confirmaram que optaram por manter a suspensão de consignado do INSS por correspondentes. Até então, como explicado acima, apenas Bradesco e Banrisul voltaram a operar o consignado por meio de correspondentes bancários.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

Itaú
Nubank

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.