Chocante!
Itaú, Santander e mais: Bancos fecham cerca de 100 agências e atinge em cheio correntistas
05/02/2025 às 16h10

Os bancos Itaú, Bradesco e Santander confirmam fechamento de diversas agências no Brasil e medida preocupa funcionários! Confira agora os detalhes
Em época de redução de custos e acensão da digitalização dos serviços bancários, grande bancos tradicionais do país registram fechamento de agências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Itaú Unibanco, por exemplo, fechou dezenas de agências em um ano. Segundo informações do SPBancarios, cerca de 157 unidades foram desligadas no Brasil.
Já o Bradesco fechou 1.783 agência e 703 postos de atendimento entre 2019 e 2023. O banco já chegou a empregar 108.793 bancários, porém o número caiu para 86.222 nos últimos tempos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como a instituição do Santander, que também terminou o ano de 2024 com uma redução de 400 postos de trabalho e encerrou 374 pontos de atendimento.
Sendo assim, grande parte dos bancos explicam que a redução de postos e agências é resultado de uma reestruturação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Fechamento”: O fim de serviço vital do Itaú no Rio de Janeiro atinge em cheio milhares de clientes em 2025
● Conta zerada: Itaú emite novo alerta na conta poupança e diz o que seus 98 milhões de clientes devem fazer
● Cláudio Castro ciente: Fechamento de agência do Itaú no RJ confirmada devasta clientes e aposentados do INSS
Por outro lado, todos as financeiras citadas registraram um aumento considerável no Lucro Líquido Gerencial com valores bilionários.
Os resultados das financeiras tem chamado a atenção de muitos brasileiros. A medida causou uma revolta nos trabalhadores.
Inclusive, o fim do fechamento de agências e o aumento do número de postos de trabalho bancários são duas das principais reivindicações da Campanha Nacional Unificada, que está em curso.
Conclusões finais
O fechamento massivo de agências e a redução de postos de trabalho nos grandes bancos refletem a transformação do setor financeiro, impulsionada pela digitalização e busca por redução de custos.
No entanto, o aumento expressivo dos lucros das instituições contrasta com o impacto negativo sobre os trabalhadores, gerando insatisfação e mobilização.
Diante desse cenário, a pressão por melhores condições e a defesa dos empregos ganham força na Campanha Nacional Unificada, evidenciando a necessidade de um equilíbrio entre inovação e responsabilidade social.



Qual foi o banco que mais faturou em 2024?
O Itaú Unibanco foi o banco que mais pagou dividendos aos seus acionistas em 2024, com R$ 23,6 bilhões, segundo o Poder 360.
Além disso, o banco também obteve um lucro líquido recorrente gerencial de R$ 30,518 bilhões nos primeiros nove meses de 2024.
O Itaú, o Banco do Brasil e o Bradesco foram alguns dos bancos que aproveitaram a melhora do cenário de crédito no Brasil em 2024.
Contudo, confira as demais informações sobre as instituições financeiras AQUI na TV Foco!
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.