BOMBA

Já deve ir se despedindo da conta de luz: Você pode ter desconto de 65% e até ficar ISENTO do imposto


Desconto na conta de luz é possível; Veja como conseguir (Foto: Internet)

Você pode ter desconto de 65% e até ficar ISENTO do pagamento da Conta de Luz

Se tem uma coisa que pesa no bolso de todos os brasileiros no final do mês é a conta de luz. Aliás, isso vem sendo uma grande dor de cabeça, visto que as companhias de energia estão reajustando os valores quase que semestralmente. Contudo, temos uma boa notícia para você.

Segundo o portal ‘PronaTec’, mesmo com às crescentes discussões sobre as tarifas de energia e os impactos ambientais e de saúde causados por intensas ondas de calor, os brasileiros receberam uma notícia animadora do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A medida que o aumento no uso de ventiladores, ar-condicionados e chuveiros elétricos poderia levar a um encarecimento das contas de luz, o ministro anunciou que não haverá reajuste tarifário se aproximando.

Silveira afirmou que a tarifa de energia não sofrerá crescimento por meio da ocorrência da bandeira vermelha. Essa decisão é importante, considerando o aumento de cerca de 25% no consumo de carga no país em apenas uma semana. O ministro destacou que, o Brasil necessita de cerca de 82 Giga Watts diariamente, mas essa demanda disparou para 105 Giga Watts devido à onda de calor. Apesar desse pico, as melhorias e a modernização do sistema elétrico permitiram a manutenção da bandeira verde.

Conta de Luz mantém bandeira verde (Foto: Reprodução/Internet)
Conta de Luz mantém bandeira verde (Foto: Reprodução/Internet)

O ministro aproveitou para esclarecer que existem dois modelos principais de reajuste. O primeiro é o aumento regulatório, que acontece quando as empresas estaduais de energia realizam investimentos avaliados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Este tipo de aumento é considerado um processo natural. Já o segundo modelo se relaciona ao planejamento falho ou a dificuldades hídricas no setor elétrico, situações em que se faz necessário acionar a bandeira vermelha.

Um aspecto importante na gestão das contas de luz é o programa Tarifa Social, que oferece descontos significativos e até mesmo isenção na conta de luz para famílias de baixa renda. Este programa é financiado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Segundo o site ‘Gov’, o programa oferece às famílias que se enquadram como baixa renda, descontos cumulativos para consumo mensal em diferentes faixas.

Veja também

Aquelas com consumo de até 30 kWh mês pagam 65% a menos na conta de luz. A segunda faixa de desconto é de 40% e pode ser aplicada a quem consome de 31 kWh até 100 kWh mês. A terceira faixa de desconto é de 101 kWh até 220 kWh mensais, cujo abatimento é de 10%.

Tarifa Social na conta de luz (Foto: Reprodução/Gov.br)
Tarifa Social na conta de luz (Foto: Reprodução/Gov.br)

Quem tem direito ao desconto?

Para se enquadrar para participar  da Tarifa Social, os consumidores devem atender a alguns critérios específicos como:

  • Ser um cliente residencial de baixa renda;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Possuir renda familiar mensal per capita inferior a meio salário mínimo;
  • Famílias com membros com deficiência que necessitem do uso contínuo de aparelhos elétricos devem ter renda mensal de até três salários mínimos.

Esses critérios asseguram que a Tarifa Social chegue às famílias que mais necessitam desse suporte, oferecendo um acesso mais justo e sustentável à energia elétrica.

🚨 BBB24: Davi ameaçado por aliado + Real motivo do surto de Alane + Portiolli em gu3rra com Huck    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]