SAIBA TUDO!
Substituto de Tralli paralisa JH com antecipação armada no pagamento do INSS para salvar 1,8M de CPFs
26/03/2025 às 17h05

O Instituto Nacional do Seguro Social tem tentado colocar novos planos em prática para diminuir a fila de espera da concessão dos benefícios este ano
Em janeiro, o INSS emitiu um comunicado importante ao público através do Jornal Hoje, da Globo. O apresentador Roberto Kovalick, substituto de César Tralli no noticiário, repercutiu a informação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o jornalista, o Instituto Nacional do Seguro Social anunciou que vai adotar uma série de medidas para acelerar a concessão de aposentadorias, entre outros benefícios, como os auxílios por incapacidade temporária e o BPC. Desde dezembro do ano passado, cerca de 1,8 milhão de pedidos aguardam por análise.
No comunicado da Globo, o INSS alegou que a fila aumentou, principalmente, por causa da Reforma da Previdência, da Emenda Constitucional nº 103, de 2019, que adiou e concentrou diversos pedidos de aposentadorias e pensões para 2024. Consequentemente, isso provocou um alto volume no número de atendimentos nas agências de todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, neste mesmo período, o instituto também estava com a capacidade de atendimentos já reduzida, por causa da greve de servidores, que durou cerca de 5 meses. Agora, surgem novas estratégias para reverter a situação e antecipar as liberações para quem precisa, de fato, receber os pagamentos.

Afinal, o que diz o INSS?
Em contrapartida, Alessandro Stefanutto, o atual presidente do instituto, declarou que, para mudar o quadro, as faltas também terão que ser justificadas pelos solicitantes, para que o processo não recomece do zero. “25% das pessoas não comparecem ou remarcam as perícias. Isso é um prejuízo muito grande e acaba impactando”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Limpa nas contas e cartão confiscado: Comunicado do INSS confirma 2 pesadelos em BH, MG, em 2025
● “Já podem consultar”: Antecipação do 13º salário do INSS acaba de ser garantida aos 60+ nesta quinta (17)
● “Vai começar a cair”: Renata Vasconcellos paralisa JN com decreto do INSS que atinge 2M de CPFs no Brasil

O que deve mudar?
- O INSS afirmou que vai aumentar o número de servidores para analisar solicitações;
- Além disso, o cidadão ficará impedido de entrar com +1 requerimento do mesmo benefício;
- Haverá ainda redução no número de remarcações em perícias médicas.

Conclusão
- Em resumo, o INSS enfrenta uma fila com cerca de 1,8 milhão de solicitações;
- Agora, o instituto social vem tentando diminuir esse número, diante da alta demanda;
- O assunto ganhou repercussão no Jornal Hoje, da Globo, com Roberto Kovalick.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o INSS em 2025!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]