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“Problema”: Renata Vasconcellos paralisa JN com lei da Anatel que atinge em cheio serviços da Claro, Vivo e Tim

18/02/2025 às 0h15

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Renata Vasconcellos deu notícia no Jornal Nacional (Foto: TV Globo)

Este ano, a Agência de Telecomunicações adotou novas regras contra as ligações em excesso promovidas pelas operadoras

Renata Vasconcellos repercutiu um novo comunicado da Anatel. Durante o Jornal Nacional, a apresentadora chamou atenção para uma questão que envolve clientes da Claro, Vivo, Tim, entre várias outras empresas.

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“A Agência de Telecomunicações lançou mais medidas contra o problema que desafia a paciência dos brasileiros”, disse a jornalista da Globo, destacando que o órgão fiscalizador quer mudar o quadro de reclamações sobre as chamadas excessivas.

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De acordo com o Jornal Nacional, mais de 22 bilhões de ligações indesejadas são feitas mensalmente. Isso inclui as companhias terceirizadas, que prestam serviços às operadoras mais populares no país. Para resolver a situação, a nova ordem já entrou em vigor.

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Agora, as empresas como Claro, Vivo e Tim terão que proibir as conveniadas de fazerem ligações excessivas. Diante das denúncias, a agência destacou que são ligações robotizadas que duram cerca de 6 segundos. Mas, em meio às ofertas e cobranças, surgem ainda os golpes.

Essa ação será controlada com envios de relatórios, detalhando as chamadas de cada uma delas. Desde 2019, a Anatel já vem promovendo ações para evitar esse tipo de problema. No site Não Me Perturbe, por exemplo, é permitindo que os consumidores peçam pelo fim das ligações de telemarketing.

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Na mesma época, houve ainda a exigência do prefixo 0303, além do bloqueio de ligações de empresas que fizessem mais de 100 mil chamadas por dia. Este ano, a exigência é de que não passem de 10 mil. Segundo a agência, a medida já teria bloqueado cerca de 185 bilhões de ligações.

Anatel
Anatel assume a missão de fiscalizar atividades do setor de telecomunicações no Brasil (Foto: Divulgação)

O que fazer quando receber uma chamada indesejada?

Se houver solicitação de dados, o cliente deve desligar o telefone imediatamente. Depois, entrar em contato com o telefone oficial da empresa e pedir que não entre mais em contato. “Hoje, nós já temos abertos mais de 24 processos sancionatórios”, disse Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel.

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Mas, casos as empresas continuem insistindo, o cliente pode levar essa ação a fundo e a responsável terá que arcar, inclusive, com pagamentos jurídicos. “Cada processo pode levar uma multa de até R$ 50 milhões. Hoje, nós já temos multadas algumas empresas de diversos setores da economia, somando um valor aproximado de R$ 39 milhões”, acrescentou.

Claro, Anatel
As operadoras recebem comunicado da Anatel sobre ligações em excesso aos clientes (Foto: Divulgação)

Conclusão

  • Em resumo, a Anatel lançou novas medidas para impedir ligações indesejadas de telemarketing;
  • Porém, a medida atinge diretamente operadoras como Claro, Vivo e Tim, que se destacam no país;
  • Empresas terceirizadas, que são as maiores causadoras das ligações, devem se atentar às proibições.

+ Contudo, veja ainda outras notícias do Jornal Nacional, na Globo!

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Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

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