INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Aposentados com o coração na mão: Jornal da Globo dá notícia crucial de revisão do INSS e até aumento em 2024

Globo e INSS (Reprodução - Internet)
Globo e INSS (Reprodução - Internet)

Aposentados estão totalmente apreensivos pois o Jornal da Globo entregou notícia crucial sobre a revisão do INSS

Agora no final de 2023, com pouco mais de 1 mês para o ano finalizar, os aposentados e pensionistas estão totalmente apreensivos com o que a Globo noticiou sobre a revisão do INSS.

Acontece que no passo que está, é o momento crucial para saber se em 2024 vai ou não ter o aumento dos benefícios e o que pode acontecer.

O quadro ‘Pode Perguntar’, da EPTV, afiliada a TV Globo, desta quarta-feira (29) tirou dúvidas de telespectadores sobre o que é a revisão da vida toda e como ela pode impactar o benefício do INSS dos aposentados.

A advogada, especialista em previdência, Karine Rezende, explicou como que é o processo e no que isso impacta a vida dos aposentados e pensionistas do INSS.

O QUE É A REVISÃO DA VIDA TODA?

De acordo com a advogada, a revisão da vida toda é a possibilidade de recalcular o benefício com todas as contribuições, inclusive aquelas que foram feitas anteriores a julho de 94.

Veja também

Para quem não sabe, a reforma da previdência de 1999 passou a contar apenas como contribuição para o INSS aqueles que contribuem a partir de 1994.

Esses beneficiários, aposentados do INSS, tem que ter recebido o benefício a menos de 10 anos e também ter se aposentado entre novembro de 1999 e anterior a reforma da previdência de novembro de 2019. Ou seja, essa revisão não cabe a todo mundo.

Em que pé está o processo?

De acordo com a advogada, por enquanto estamos vivendo uma reviravolta nos estudos desse processo. Esse processo está em fase de recurso no STF (Supremo Tribunal Federal), com possibilidade de retornar ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Há vários votos favoráveis, mas, ainda falta esperar os votos dos outros ministros para saber se o processo vai retornar ou não.

Para a advogada, seria um retrocesso para os aposentados brasileiros se a votação retorna para o STJ.

🚨 Mãe de Davi diz que filho está se 'segurando' para não trair a esposa no BBB24 + Gu3rra no SBT 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA