Celebridades Globo

Jornal Nacional comete erros históricos que prejudicam noticiário em seus 50 anos

William Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional da Globo (Foto: Reprodução/Globoplay)
William Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional da Globo (Foto: Reprodução/Globoplay)

Há 50 anos no ar, o telejornal de maior audiência da Globo, o Jornal Nacional, coleciona uma série de erros técnicos e gafes históricas

A TV Globo deu início, no fina do mês de agosto, a uma série de comemorações pelos 50 anos do aniversário de seu principal telejornal, o Jornal Nacional, atualmente apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos.

Ao longo de toda a sua história, que começou em 1965, com a dupla de apresentadores Cid Moreira e Sérgio Chapelin, o Jornal Nacional teve em sua bancada alguns dos principais nomes do jornalismo brasileiro, dentre os quais Fátima Bernardes, Patrícia Poeta, Sandra Annenberg, Heraldo Pereira, entre outros.

+ Luciana Gimenez leva puxão de orelha do filho que exige usar esmaltes

Naturalmente, com tanto tempo fazendo jornalismo, majoritariamente ao vivo, cobrindo os principais fatos e eventos ocorridos no Brasil e no mundo, desde eleições presidenciais, impeachment de presidentes, fim da Guerra Fria, desastres naturais, copas do mundo, olimpíadas e muito mais, o Jornal Nacional coleciona, também, erros técnicos e falhas que por vezes fizeram a alegria dos telespectadores, e nos tempos modernos acabaram fazendo a alegria dos internautas nas redes sociais.

Abaixo, confira alguns dos erros cometidos pelos integrantes do Jornal Nacional:

Um que repercutiu bastante foi uma falha técnica em março de 2013, quando a bancada era ocupada por William Bonner e Patrícia Poeta, quando uma falha bizarra, e totalmente técnica, na escalada do Jornal Nacional acabou sendo alvo de comentários entre os próprios apresentadores do noticioso da Globo.

Já em fevereiro deste ano, os apresentadores do Jornal Nacional William Bonner e Renata Vasconcellos acabaram cometendo um equívoco e compartilharam uma fake news sobre uma fala atribuída ao general Augusto Heleno em relação à Venezuela. O erro foi posteriormente corrigido.

Em 2016, durante transmissão das Olimpíadas do Rio de Janeiro, William Bonner não percebeu que o Jornal Nacional havia voltado do intervalo e ficou brincando com a colega, Renata Vasconcellos, sobre o reflexo que havia no vidro do estúdio.

Em 2017, durante o governo do então presidente Michel Temer, que assumiu a presidência com a deposição de Dilma Rousseff, o repórter do Jornal Nacional Júlio Mosquéra, ao trazer notícias referentes ao processo de cassação da chapa Dilma-Temer, acabou se referindo ao então mandatário, de “ex-presidente”, o que acabou gerando bastante repercussão no Twitter.

Agora quando se trata de gafes, a ex-apresentadora Patrícia Poeta, que comandou a bancada do noticioso durante três anos, coleciona alguns momentos embaraçosos da história cinquentenária do telejornal.
Durante a cobertura da Copa do Mundo de 2014 no JN, Patrícia Poeta, na volta do intervalo, bufou no ar, dando a impressão de tédio e irritação – na ocasião, ela estava acompanhada pelo narrador Galvão Bueno. No dia seguinte, William Bonner precisou sair em defesa da jornalista e disse que ela estava fazendo um exercício de aquecimento vocal.

+ Léo Áquilla tem choro profundo após Dudu Camargo perguntar ao vivo se famosa tem pênis: “Muito feio”

Ainda no tocante aos jogos da seleção, Poeta cometeu gafe ao confundir a seleção adversária do Brasil, trocando a Croácia pela Sérvia. Em agosto de 2013, a apresentadora, no encerramento, acabou confundindo o JN com o Jornal da Globo, e foi repreendida por Bonner, que gargalhou do erro da colega. No entanto, uma das gafes de Patrícia Poeta no Jornal Nacional que mais repercutiu foi uma suposta irritação da comunicadora com a então candidata à presidência da República em 2014, Marina Silva, durante sabatina no JN.

O jornalista William Bonner durante o Jornal Nacional (Foto: Reprodução)
O apresentador William Bonner durante o Jornal Nacional (Foto: Reprodução)

 

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco