Aline Midlej revela que auxílio do INSS por incapacidade temporária passa a ter cobertura para 90 dias

Nesta segunda-feira (20), Aline Midlej, substituta temporária de Renata Vasconcellos, interrompeu o Jornal Nacional para anunciar uma mudança importante no auxílio por incapacidade temporária do INSS.

Continua depois da publicidade

A principal novidade é a ampliação do tempo de concessão do benefício, medida que chega em meio a uma longa fila no INSS.

“O auxílio por incapacidade temporária do INSS teve o tempo de cobertura ampliado. 650 mil brasileiros esperam pelo benefício, que era conhecido como auxílio-doença”, disse a apresentadora.

Continua depois da publicidade

Nesta matéria, você saberá:

  • Mudanças no prazo do auxílio por incapacidade temporária do INSS
  • Situação de milhares de brasileiros
  • Novas formas de análise no INSS

Aline Midlej traz mudança no INSS

Durante o Jornal Nacional, Aline Midlej reforçou que o benefício terá cobertura ampliada para 90 dias.

Continua depois da publicidade

A matéria também mostrou a história de Andréa Nascimento, que há três meses enfrenta dificuldades para receber o auxílio por incapacidade temporária.

Após sofrer uma queda dentro de casa, a doméstica teve uma fratura no cóccix, o que a impediu de continuar trabalhando.

Continua depois da publicidade

“Tinha uma cadeira aqui, eu caí aqui. Ele foi, imediatamente, correu, me ajudou para me levantar”, afirmou Andréa.

Desde então, além da dor física, a profissional lida com a incerteza e a demora na análise do pedido no instituto.

Continua depois da publicidade

“A gente fica nessa expectativa de ficar só em análise, a gente ligando para o 135 e sem nenhuma solução. Queremos que isso venha a ser resolvido”, disse Andréa Nascimento.

INSS (Foto: Reprodução / Globo)
INSS (Foto: Reprodução / Globo)

Altas filas no INSS

Assim como Andréa, milhares de trabalhadores enfrentam dificuldades financeiras enquanto aguardam uma resposta do órgão.

A espera impacta diretamente o orçamento e a rotina de inúmeros brasileiros. Para tentar reduzir essa fila, o órgão implementou mudanças no sistema.

Atualmente, em muitos casos, não é mais necessário passar por perícia médica presencial. O pedido pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, com envio de documentos.

Antes, o afastamento concedido com base em atestado médico era de até 60 dias. Com a nova regra, o prazo foi ampliado para até 90 dias.

Perícia médica presencial

Segundo Álvaro Friderichs Fagundes, diretor do Departamento da Perícia Médica Federal, a expectativa é agilizar o processo.

“A gente tem a expectativa de conseguir que em um ano evitar que 500 mil pessoas precisem fazer agendamento e comparecerem às agências da Previdência Social”, disse Álvaro Friderichs Fagundes.

Porém, caso o afastamento ultrapasse três meses, a perícia presencial continua sendo obrigatória.

Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (Foto: Reprodução / Globo)
Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (Foto: Reprodução / Globo)

Teleperícia

Outra novidade é a ampliação da teleperícia, já disponível em 350 cidades. Nesse modelo, o segurado comparece a uma unidade, mas a avaliação médica é feita remotamente, pela internet.

“A teleperícia vem para a gente levar o Estado e serviços do Estado ao cidadão naquelas localidades onde hoje a gente não tem perícia médica ou a disponibilização de perícia médica é insuficiente e o cidadão teria que esperar muito tempo”, explicou Álvaro.

Especialistas também orientam quem está aguardando resposta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDO), o prazo de análise documental é de 10 a 15 dias.

Se não houver retorno nesse período, o ideal é procurar uma agência.

“Se não tiver nenhuma resposta no sistema de 10 a 15 dias de análise, tem alguma deficiência na análise do INSS. Tem que ir lá no INSS e conversar com o servidor porque você tem o seu agendamento”, disse Rosana Figueiredo, coordenadora do IBDP.

Previdência Social - INSS (Foto: Reprodução / Globo)
Previdência Social – INSS (Foto: Reprodução / Globo)

Caso de Andréa

Sobre o caso de Andréa, o Ministério da Previdência informou que havia pendência de documentação, já regularizada. Agora, o pedido deve ser analisado em breve.