Emissoras Globo

Jornalista da Globo aparece em vídeo afirmando ter nojo do Brasil e emissora toma providência urgente

O jornalista da Globo, Guga Chacra, foi vítima de uma fake news (Foto: Reprodução)
O jornalista da Globo, Guga Chacra, foi vítima de uma fake news (Foto: Reprodução)

O jornalista Guga Chacra virou notícia nas “rodas de fofoca” recentemente após supostamente dizer que tem nojo do Brasil em vídeo

Um dos maiores jornalistas do Brasil, especializado em política internacional e contratado do Grupo Globo, Guga Chacra foi vítima de uma fake news que movimentou as redes sociais no último dia 7 de setembro. Trata-se de um vídeo em que ele supostamente teria afirmado que tem nojo do Brasil. O que pouca gente percebeu é que era um vídeo manipulado em que trechos da fala do jornalista na GloboNews foram editados para parecer que ele se referia ao Brasil, e não a um comentário do ministro Paulo Guedes sobre a primeira-dama da França, que era o verdadeiro teor de Guga no comentário.

Cortado onde se localizam as reticências, a fala de Guga ficou assim: “Claramente a imagem do Brasil hoje é terrível, deteriorou absurdamente, é uma imagem horrenda que o Brasil tem na França agora, e agora no Chile também, basicamente em grande parte do mundo ocidental […] Olha, é triste. Eu sou um brasileiro que vive no exterior. É triste ver de longe o que aconteceu com o Brasil agora.  Que nojo, que asco, que falta de respeito, que falta de educação! Sabe, eu não quero que meus filhos vejam isso […]  Que falta de exemplo. Um terror o que está acontecendo no Brasil. Que vergonha!”, teria dito o jornalista.

+A Dona do Pedaço: Bruna Hamú revela grande segredo de Joana e mistério finalmente chega ao fim

+Globo sofre grave acusação, vídeo com prova viraliza e emissora toma decisão

+Paulo Gustavo, após barrar beijo gay, é comparado a Carlinhos Maia e situação foge do controle: “Chernobyl”

Sempre prezando pela imagem de seus contratados, a Globo se viu obrigada a tomar uma atitude urgentemente e utilizou seu canal Fato ou Fake, que desmente fake news, para revelar a verdade para seu público. “Circula pelas redes sociais a afirmação de que o jornalista Guga Chacra, comentarista da Globonews e colunista do GLOBO, afirmou ter nojo do Brasil. Um único vídeo, com uma versão editada do comentário de Chacra, chegou a 223 mil visualizações e 6,4 mil compartilhamentos no Facebook”, explicou o canal, que na sequência publicou na íntegra a transcrição do comentário original de Guga Chacra.

“Olha, Marcelo [Cosme, âncora do GloboNews em Pauta], que nojo! Que asco da declaração do ministro da Fazenda do Brasil, do Paulo Guedes. É patético. Ele sabe que é errado, que não é uma brincadeira. É uma ofensa, um insulto. Totalmente infeliz. Ele reclama que depois as pessoas, a mídia, ficam comentando… Por que dão essas declarações então? Por que ofendem a Bachelet? Por que ofendem a Brigitte Macron? O que ganham com isso?”, iniciou Guga Chacra na ocasião.

Guga Chacra, jornalista da Globo, sofreu ameaças de morte (Foto: Reprodução)
Guga Chacra, jornalista da Globo, já sofreu ameaças de morte (Foto: Reprodução)

“Como uma pessoa com doutorado em Chicago, uma pessoa preparada como Paulo Guedes, não percebe que não se fala algo dessa maneira? E ainda o complemento do ângulo errado… o que é isso? O que está acontecendo no Brasil, Marcelo? De verdade. Que desastre! Que vergonha! É inacreditável. As pessoas perderam a noção do que é a educação. O ministro da Fazenda, o presidente da República não têm mais ideia do que é educação, do que é respeito, de como se comportar. Se eu fizesse essa declaração aqui sobre a Brigitte Macron, eu deveria corretamente ser demitido da empresa, porque é inaceitável”, prosseguiu o jornalista.

“Na iniciativa privada, que o Paulo Guedes tanto celebra, ele seria demitido de uma empresa por uma declaração infeliz como essa. E essa normalização do absurdo, do desrespeito, de ver pessoas ali na plateia dando risada desse insulto à primeira-dama francesa… Sem falar nas questões da relação do Brasil com a França… claramente a imagem do Brasil hoje é terrível, deteriorou absurdamente, é uma imagem horrenda que o Brasil tem na França agora, e agora no Chile também, basicamente em grande parte do mundo ocidental”, completou Guga Chacra.

+Claudia Leitte recebe pediatra de madrugada para consultar a filha recém-nascida e gera preocupação nos fãs

O jornalista finalizou com a parte que foi mais aproveitada na montagem que viralizou. “Olha, é triste. Eu sou um brasileiro que vive no exterior. É triste ver de longe o que aconteceu com o Brasil agora. Ver um ministro da Fazenda dar uma declaração dessa, consciente do que está falando. Que nojo, que asco, que falta de respeito, que falta de educação! Sabe, eu não quero que meus filhos vejam isso, vejam que uma pessoa que é ministro da Fazenda aja dessa forma. Que falta de exemplo. Um terror o que está acontecendo no Brasil. Que vergonha!”

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

ANÚNCIOS

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIOS

site statistics