O jornalista Anibal Archila, da emissora de TV Noti7, da Guatemala, morreu ao ser atingido na cabeça por uma pedra lançada pelo vulcão Pacaya, enquanto realizava a cobertura da erupção. Outros dois cinegrafistas que acompanhavam o repórter conseguiram escapar da chuva de pedras, porém sofreram ferimentos leves.
O vulcão Pacaya entrou em erupção na noite da última quinta-feira (27), e deixou 20 pessoas feridas após lançar cinzas, areia e pedras pelas regiões central e sul da Guatemala. Segundo as agências Reuters e France Press e Efe , o governos do pais decretou estado de calamidade pública nos estados de Escuintla e Guatemala.
O secretário de Comunicação da Presidência, Ronaldo Robles, afirmou que a medida serve para que as equipes de socorro e autoridades possam retirar pessoas dos locais de risco, mesmo contra sua vontade. Robles declarou, também, que o governo mantêm vigilância constante das atividades do vulcão e das chuvas que acontecem no país, que podem trazer mais perigo à sociedade.
A erupção do Pacaya deixou entre 1.600 a 2 mil pessoas desabrigadas, segundo as autoridades. Três crianças estão desaparecidas. O lançamento de pedras e cinzas pelo vulcão chegou a atingir um raio de mais de 100 quilômetros.
Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui