Colunas Ligado na TV

Jurados da Dança dos Famosos desrespeitam participantes e passam vergonha no Faustão

Lucas Veloso foi um dos grandes prejudicados no domingo passado (17) na Dança (Foto: Divulgação/Globo)
Lucas Veloso foi um dos grandes prejudicados no domingo passado (17) na Dança dos Famosos (Foto: Divulgação/Globo)

Um dos quadros de maior sucesso do programa Domingão do Faustão trata-se do Dança dos Famosos. Certamente a atração que reúne artistas da Globo e da mídia é um grande acerto da produção do Fausto Silva. Todavia, os jurados muitas vezes comprometem a credibilidade e a qualidade da competição de dança.

Os participantes recebem notas da plateia, do público de casa e de um time de jurados. Estes são divididos entre júri técnico e júri artístico e têm mais peso quando somadas todas as notas. Mais embasados e conhecedores da área, os jurados técnicos geralmente dão notas coerentes e fazem comentários construtivos. Porém, o júri artístico passa perrengue.

+ Ligado na TV: Com Ivete, “The Voice” adulto tenta superar má fase e lança dúvida

Não bastasse a polêmica resultante da nota baixa dada pela atriz Carolina Kasting a Mariana Xavier semanas atrás, no último domingo (17), os jurados artísticos, em especial, foram bastante criticados (com muito merecimento) em virtude de terem dado notas baixas para Lucas Veloso (que foi muito bem no funk) e notas altas para Thiago Pereira e Raul Gazolla (que não foram tão bem quanto Lucas, por exemplo).

Carolina Kasting e Mariana Xavier na Dança dos Famosos 2017 (Foto: Montagem/Reprodução/Globo)
Carolina Kasting e Mariana Xavier na Dança dos Famosos 2017 (Foto: Montagem/Reprodução/Globo)

Nesse contexto, fica claro que o comportamento desses jurados, sem generalizar, gera dois grandes problemas. Primeiro, desrespeito aos participantes, que se esforçam e merecem reconhecimento pelo que é apresentado no palco, assim, não devem ser prejudicados pelo vínculo e/ou intimidade entre determinados jurados e participantes. Segundo, faz o público desacreditar na atração dominical, haja vista essa espécie de “corrupção” (tão em pauta por Faustão quando fala de política).

Assim, uma possibilidade viável seria a diminuição da rotatividade do júri e o estabelecimento de critérios para o julgamento. Chega de tanto artista diferente na bancada puxando saco de amigos participantes e de jurado dando nota do jeito que quer sem obedecer a um mínimo de quesitos necessários.

Preste atenção, Fausto!

Críticas e/ou sugestões? Contatos:

danyllo@otvfoco.com.br

@JuniorDanyllo | @Ligado_na_TV

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Danyllo Junior

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)