Já pode dar adeus: Nova lei anunciada atinge shoppings com PROIBIÇÃO que abala o RioSul, Botafogo e mais

Tudo sobre a nova lei anunciada que acaba atingindo shoppings com verdadeira proibição que abala o RioSul, Botafogo e mais
Agora, simplesmente uma nova lei que já foi anunciada atingindo os shoppings com uma verdadeira proibição que abala o RioSul, Botafogo e mais, vem dando muito o que falar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Metrópoles, as normas de trabalho em dias de domingo e feriados podem mudar a partir do mês de agosto.
Para melhor entender sobre o assunto, o Ministério do Trabalho criou uma portaria que determina que o funcionamento empresarial aos domingos e aos feriados seja estabelecido em uma convenção coletiva entre as empresas e os sindicatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, as informações dão conta ainda de que o direito de repouso semanal uma vez por semana é assegurado a todos os trabalhadores, porém houve uma flexibilização dessa norma. Em meio a tudo isso, a portaria intenta equilibrar as demandas do mercado e o bem-estar dos trabalhadores.
Assim, com o requisito da convenção coletiva, os empresários precisarão estabelecer negociações sindicais com maior frequência, o que segundo os empregadores aumentará os custos operacionais e administrativos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Para quem não sabe, o grande objetivo da portaria é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores ao garantir períodos adequados de repouso, porém, é importante entender que dependendo da negociação feita pelo sindicado, as modificações podem afetar a renda daqueles que dependem do trabalho em feriados e domingos para suplementar seu ganho mensal.
A implementação da Portaria 3.665/2023 pode gerar um aumento nos custos para as empresas devido a:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Logística e organização: adaptar a rotina de trabalho aos novos parâmetros pode exigir ajustes na logística, escalas de trabalho e sistemas de controle de ponto.
- Necessidade de acordos coletivos: custos com assessoria jurídica e negociações com sindicatos podem ser elevados;
- Pagamento de horas extras e adicionais: o trabalho aos domingos e feriados geralmente implica em remuneração adicional, impactando a folha de pagamento.

Como lidar com as novas normas de trabalho?

De acordo com informações do portal Contábeis, lidar com as mudanças nas normas de trabalho aos domingos e feriados, as empresas podem adotar algumas medidas:
- Buscar assessoria especializada: contar com assessoria jurídica e de recursos humanos especializada pode auxiliar na interpretação da Portaria, na negociação com o sindicato e na implementação das mudanças de forma eficaz.
- Buscar informações: manter-se atualizado sobre as convenções coletivas aplicáveis e as decisões judiciais relacionadas à Portaria;
- Dialogar com o sindicato: estabelecer um canal de comunicação transparente com o sindicato da categoria para iniciar negociações e buscar soluções conjuntas;
- Analisar custos e impactos: avaliar os custos potenciais e os impactos na organização para tomar decisões estratégicas embasadas em dados;
- Planejar com antecedência: planejar as atividades com antecedência e ter um plano de contingência para situações inesperadas;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br