EM BOA HORA!

NOVO AUMENTO: Lei tão boa quanto o 14º salário é anunciada na Câmara com extra aos aposentados 60+do INSS

30/05/2024 às 12h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Possível aumento do INSS é divulgado pela Câmara dos Deputados (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Câmara dos Deputados)

Comissão aprova projeto que cria valor extra para aposentados 60

Enquanto o 14º salário do INSS não sai do papel, um novo benefício considerado bem melhor que o abono, proposto por lei, foi anunciado pela própria Câmara dos Deputados.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Isso porque em agosto de 2023, uma Comissão da Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, da Câmara dos Deputados aprovou esse projeto de lei que prevê um valor extra substancioso.

Estamos falando do Projeto de Lei 1468/23, cujo qual institui um adicional à aposentadoria para segurados pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Esse adicional, caso a lei saia do papel, será custeado pelo Orçamento da União e incorporado ao benefício.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Grupo de brasileiros que se enquadram no RGPS terão aumento no valor do benefício - Foto Internet
Grupo de brasileiros que se enquadram no RGPS poderão ter um aumento no valor do benefício da aposentadoria ( Foto Reprodução/Internet)

Em processo

De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, a relatora, deputada Clarissa Tércio (PP-PE), recomendou a aprovação do texto, cujo qual altera a Lei de Benefícios da Previdência Social.

Veja também

Ela apresentou uma emenda para determinar que o montante total acumulado pelos segurados não poderá ultrapassar o teto do RGPS, hoje equivalente a R$ 7.507,49.

Pela proposta, o adicional de aposentadoria será devido ao segurado a cada cinco anos de aposentadoria e corresponderá a um acréscimo de 5% na renda mensal, tendo como base o mês anterior ao preenchimento do requisito.

Câmara dos Deputados realizou a reforma tributária (Reprodução: Globo)
Câmara dos Deputados (Foto Reprodução/ Globo)

Será concedido também ao pensionista, que poderá acumular o tempo aquisitivo do instituidor.

Ainda de acordo com o portal da Câmara, o projeto ainda tramita em caráter conclusivo e aguarda o parecer do Relator(a) na Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Como funciona o RGPS?

O RGPS funciona como uma previdência dos servidores, exclusivamente comissionados, conforme determina o artigo 40, §13, da Constituição da República.

Ela está regulamentada pela Lei 8.213/91 e pelo Decreto 3.04899. De acordo com o portal do Poder Judiciário de Santa Catarina, essa gestão do regime é feita pelo INSS.

INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)
A gestão do RGPS é administrada pelo INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Ela assegura aos servidores os benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição e por invalidez, auxílio-doença e auxílio-maternidade.

Para os dependentes, estão previstos os benefícios de pensão por morte e auxílio-reclusão.

O salário de contribuição é composto pelas verbas percebidas pelo servidor (vencimento, triênio, auxílio-alimentação, auxílio-creche).

A contribuição para o servidor é de 11% sobre o salário de contribuição, já a cota patronal é de 20,5%.

🚨 Luto! Ralf sabia que irmão ia morrer + Datena fracassa + Sensitiva crava sobre Silvio   

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.