Proibido!

Bactérias e fungos: Lei da ANVISA decreta proibição de colher de pau +1 popular assustando as donas de casa

29/05/2024 às 13h32

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Lei da ANVISA decreta proibição de colher de pau +1 popular (Reprodução/Montagem/Freepik/Canva)

Utensílios de madeira são proibidos por lei em vigor da ANVISA

Para a surpresa de milhões de donas de casa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária crava lei urgente e proíbe o uso de colher de pau e mais outro produto muito popular, devido risco de bactérias e fungos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Portanto, apesar da colher de pau ser um item quase que essencial nas cozinhas de todo mundo, o uso dela é proibido em comerciais brasileiros pela Anvisa desde 2004.

No entanto, segundo informações do Edital Concursos, essa proibição não se restringe apenas à colher de pau, mas também a todos os utensílios de madeira, como tábua e espátulas.

Isso porque, a vigilância sanitária visa garantir a segurança alimentar, já que a madeira é um material poroso que pode acumular sujeira e micro-organismos prejudicais a saúde.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Com isso, a porosidade da madeira facilita a penetração de líquidos e resíduos de alimentos, criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos.

Veja também

Além disso, a madeira pode rachar ou lascar com o uso frequente, aumentando ainda mais o risco de contaminação. Assim, a recomendação é substituir esses utensílios por materiais mais seguros.

A Anvisa também sugere o uso de utensílios feitos de alumínio ou silicone. Esses materiais são duráveis, fáceis de limpar e não apresentam os problemas associados à madeira.

Assim, utilizando esses utensílios, é possível evitar a contaminação cruzada, protegendo tanto os consumidores quanto a reputação do estabelecimento comercial.

Embora a proibição seja específica para cozinhas comerciais, é prudente adotar cuidados semelhantes em casa. Dessa maneira, se você optar por usar utensílios de madeira, é importante higienizá-los bem.

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.

Colher de pau é proibida desde 2004 em estabelecimentos comerciais (Reprodução/Freepik)
Colher de pau é proibida desde 2004 em estabelecimentos comerciais (Reprodução/Freepik)
Utensílios de madeira podem contrair fungos e bactérias (Reprodução/Freepik)
Utensílios de madeira podem contrair fungos e bactérias (Reprodução/Freepik)
Fiscais da Agência de Vigilância Sanitária (Imagem Reprodução Internet)
Fiscais da Agência de Vigilância Sanitária (Imagem Reprodução Internet)

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.