ATENÇÃO!

Fim de uma era: Nova lei das placas é anunciada e chega pra depenar carros da Fiat, Chevrolet e Volks

16/06/2024 às 16h28

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Lei de Placa de Carros (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Motoristas de carros Fiat, Chevrolet e Volkswagen são pegos de surpresa com nova lei que afeta placas de carros

Em uma reviravolta significativa para o setor automotivo, uma nova lei de regulamentação das placas de veículos foi alertada, marcando o fim de uma era para muitos proprietários de carros das marcas Fiat, Chevrolet e Volkswagen.

A medida, que visa modernizar e padronizar o sistema de identificação veicular, promete impactar significativamente esses veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que no dia 16 de abril de 2024, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou um projeto de lei (PL 3.214/2023) que propõe a volta da informação sobre município e estado nas placas do Mercosul para veículos registrados no Brasil.

Placas de carros - Foto: Internet
Placas de carros – Foto: Internet

Em 2009, a placa Mercosul foi implementada no Brasil, substituindo o modelo anterior que continha a informação de cidade e estado. Então em 2020, a obrigatoriedade da placa Mercosul em todo o país entrou em vigor.

Continua após o Veja Também

Veja também

Segundo o AutoEsporte, no ano de 2023, o PL 3.214/2023 foi apresentado com o objetivo de reintroduzir a informação de cidade e estado nas placas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Argumentos a Favor da Mudança

A inclusão da cidade e estado na placa facilitaria a identificação de veículos em caso de infrações, acidentes ou outros eventos.

A medida poderia reduzir a necessidade de consulta a bancos de dados para obter informações sobre a origem do veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei de placas de carros (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Nova lei de placas de carros (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

A exibição da cidade e estado na placa seria vista como uma forma de valorizar a identidade local e o turismo.

Argumentos Contra a Mudança

A inclusão de novas informações nas placas poderia aumentar o custo de produção e consequentemente o valor final para o consumidor.

A alteração no modelo das placas poderia gerar atrasos na entrega das placas aos proprietários de veículos, principalmente Fiat, Chevrolet e Volkswagen, que são os carros mais vendidos do país.

Situação Atual

O PL 3.214/2023 ainda precisa ser aprovado pelo Plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados. Se aprovado, o projeto ainda precisaria ser sancionado pelo Presidente da República para entrar em vigor.

Essas são as antigas placa no Brasil (Reprodução: Internet)
Essas são as antigas placa no Brasil (Reprodução: Internet)

Não há um prazo definido para a possível mudança nas placas do Mercosul.

Qual é carro mais vendido no Brasil esse ano?

O carro mais vendido no Brasil até o dia 16 de junho de 2024 é o Volkswagen Polo, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

carros
nova lei de placas
placa
Placa de veículos
placa mercosul
Placas de carros
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.