Os 3 alertas da CNH aos idosos, por conta de uma lei de trânsito que atinge em cheio os 70+
Todos os idosos precisam ficar atentos na lei de trânsito que está em vigor, que traz 3 alertas da CNH. Mudança atinge em cheio as pessoas com 70 anos ou mais de idade.
A Carteira Nacional de Habilitação é o principal documento dos motoristas, já que é obrigatório para a condução dos veículos. Assim, qualquer mudança referente a ele afeta milhões de pessoas no Brasil inteiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Poder 360’, não há uma idade limite que os motoristas podem dirigir no Brasil. Portanto a proibição se dá somente em caso do cidadão não ter mais as devidas condições.
Diante disso, o Código de Trânsito Brasileiro 3 alertas da CNH sobre como os motoristas seguirão aptos a conduzir os seus veículos. Isso tudo é para a segurança de todos que estão nas ruas e também do próprio condutor.
O primeiro alerta é que o condutor deve se submeter a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito. Deverá passar pelo exame de aptidão física e mental e também avaliação psicológica por peritos examinadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idade para a renovação da CNH
O segundo alerta é sobre a renovação da CNH, essa que atinge em cheio os idosos 70+, já que o tempo de validade do documento é bem menor do que o das pessoas mais jovens.
A renovação é a cada 10 anos no caso de pessoas com até 49 anos de idade. De 5 em 5 anos para as pessoas entre 50 e 69 anos de idade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para os 70+, o processo deve ser de 3 em 3 anos, até que considerem o condutor sem condições de conduzir um veículo em segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o último alerta é que quando identificar alguma deficiência física ou mental, o prazo vai reduzir ainda mais, definido pelo perito. Nos casos mais graves, a renovação não será permitida.
Qual a punição para quem anda com a CNH vencida?
Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Porém, para quem acaba se deparando com essa situação, está ciente que é uma infração gravíssima.
A multa para o infrator é de R$293,47 e ainda toma 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.