Fique alerta

“Fim’ da CNH antecipado e mudança nos vidros dos carros: Nova lei de trânsito atinge milhões de motoristas


Nova lei de trânsito muda o tempo de renovação da CNH (Reprodução: Montagem TV Foco)

Todos os brasileiros com carro na garagem precisam se atentar nas novas leis, que inclusive afetam a CNH

Os motoristas, principalmente mais experientes, precisam se atentar nas regras atualizadas do trânsito. Isso porque anteciparam o fim do documento mais importante e decidiram mudar a questão do insulfilm.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A medida que o tempo vai passando é comum que haja alterações nas normas, já que identificam algo que possa melhorar a condução e a segurança de todos nas ruas. Por isso é importante sempre estar atento em todas as atualizações.

De acordo com o portal ‘Jornal do Carro’, o Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) estabeleceu novas leis para o uso do insulfilm nos vidros. Com a atualização da resolução 960/2022, entra em vigor o novo percentual mínimo de luz exigido na película.

O insulfilm ajuda na segurança do motorista e passageiros (Reprodução: Internet)
O insulfilm ajuda na segurança do motorista e passageiros (Reprodução: Internet)

Vale lembrar que quanto mais o percentual estiver próximo do zero, mais escuro o insulfilm fica. Portanto dificulta quem está fora do veículo saber o que há ou quantas pessoas tem dentro do carro.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Assim, o Conatran reduziu de 75% para 70% nas áreas que fazem parte da visão do motorista, como os vidros em que se olha o retrovisor e também o da frente. Já os vidros traseiros o percentual permitido segue em 28%.

Veja também

Além disso, é proibido andar com o insulfilm cheio de bolhas, sendo necessário fazer a remoção da película do vidro e colocar outra, caso deseje por isso.

Película com bolhas não é permitido (Reprodução: Internet)
Película com bolhas não é permitido (Reprodução: Internet)

Renovação da CNH com tempo reduzido

CNH também passou por mudanças, já que a sua renovação voltou a ser de no máximo 30 dias após o vencimento. Diferente do que acontecia em relação ao período da pandemia da Covid-19, que esse prazo estava estendido.

Outra mudança que afeta todos os motoristas é que aqueles condutores com até 49 anos de idade só vão precisar renovar o documento após 10 anos. entre 50 e 69 a renovação acontece a cada 5 anos e após essa idade é de 3 em 3 anos.

Portanto, quem está com 70 anos ou mais tem o fim da validade da CNH antecipada. Essa é uma medida para dar mais segurança ao motorista e todos que estão ao seu lado, para ter certeza que o condutor está apto a conduzir o veículo.

Renovação da CNH é de 3 em 3 anos aos 70+ (Reprodução: Internet)
Renovação da CNH é de 3 em 3 anos aos 70+ (Reprodução: Internet)

Quanto custa para tirar a CNH?

O valor para tirar a CNH varia de acordo com o estado, mas é em média  cerca de R$ 2.600. Isso quando se trata da categoria B, para dirigir somente carros de passeio. Caso adicione a categoria A, fica um pouco mais caro.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: