Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

É GRAVE

Imperdoável: Lei dos capacetes em vigor chega com multa pesada e cai como bomba a donos de Honda no Brasil

03/08/2024 às 0h57

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Entenda regra que atinge motoqueiros (Foto: Divulgação)

Representante de instituição fiscalizadora das ruas fez alerta sobre ordem que está em vigor e também sobre segurança dos condutores

O Senatran revelou que pelo menos 32,3 milhões de motos, como Honda e outras marcas, estão registradas no Brasil. Com um aumento meteórico na última década, as leis de trânsito estão mais rígidas e os motoqueiros precisam ficar atentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma delas é a respeito do uso de celulares nos capacetes. Para quem não está por dentro do assunto, os condutores costumam utilizar os aparelhos para escutar orientações do Waze e Google Maps, principalmente aqueles que trabalham fazendo entregas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Honda, Motos
Honda lidera venda de motos no Brasil, onde existem mais de 32,3 milhões registradas, revelou ranking anual (Foto: Divulgação)

Mas, segundo o Uol, a prática é proibida e pode render multa. “O uso de comunicadores ou alto-falantes no capacete não tem previsão legal, ou seja, não é permitido”, revelou Frederico Pierotti, presidente do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo.

O representante do Cetran-SP ressaltou que, além da proibição por lei, o uso dos celulares pode causar sérios acidentes. “Se estiver escutando música, o motociclista pode não ouvir sons importantes no trânsito, como buzina, sirene de carro de polícia ou de uma ambulância”, disse.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a publicação, se o condutor for flagrado utilizando o aparelho no capacete, ele estará quebrando a regra do artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro, caracterizada como infração média. Como penalidade, a multa prevista é de R$ 130,16 e mais 4 pontos na CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso é ainda pior se o motoqueiro estivar mexendo no celular enquanto pilota. Neste caso, passa a ser considerada como uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 293,47 e mais 7 pontos na carteira. Apesar ser uma forma de prevenção, há quem discorde da decisão.

No entanto, o advogado e consultor em segurança viária, André Garcia, defende a lei. “Guiar um automóvel ouvindo música ou falando no viva-voz é bem diferente de pilotar uma motocicleta. Exige mais atenção e equilíbrio por parte do condutor”, disse ao Uol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Honda, Motos
Lei de Trânsito foi pensada para prevenir acidentes com motos no Brasil (Foto: Divulgação)

Qual a função do Centran?

Com um importante papel social, a instituição é responsável por promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além de gerenciar autuações e arrecadações de multas.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Honda
Leis de trânsito

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.