Lei em vigor no PR chega com proibição nos ônibus de Curitiba e atinge em cheio 1,7M de CPFs

Lei no Paraná que está em vigor discreta restrição nos ônibus de Curitiba e impacta diretamente 1,7 milhão de CPFs

04/04/2025 12:55

3 min

Lei - ônibus de Curitiba (Foto: Reprodução)
Lei - ônibus de Curitiba (Foto: Reprodução)
Continua depois da publicidade

Lei no Paraná que está em vigor discreta restrição nos ônibus de Curitiba e impacta diretamente 1,7 milhão de CPFs

Lei em vigor no Paraná impôs uma restrição discreta, mas de grande impacto no transporte público de Curitiba.

Continua depois da publicidade

A medida afeta diretamente 1,7 milhão de CPFs, alterando regras que antes garantiam acesso facilitado aos ônibus da capital.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis e das informações do Agência Brasil, detalha agora lei que afeta os ônibus em Curitiba.

Continua depois da publicidade

Lei de Curitiba

Em Curitiba, o Decreto Municipal nº 1.356, de 15 de dezembro de 2008, regula os serviços de transporte coletivo urbano.

Ônibus com mega desconto em Curitiba em pleno domingo (Foto: Reprodução/ Internet)
Ônibus em Curitiba (Foto: Reprodução/ Internet)

Os artigos 32-A e 47-A do Anexo I desse decreto proíbem a comercialização não autorizada no interior dos veículos do sistema de transporte coletivo. ​

Continua depois da publicidade

A Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) é a entidade responsável pela delegação, regulação, gerenciamento, operação, planejamento e fiscalização do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros no município.

Leia também

Além disso, essa atribuição está definida no artigo 2º do referido decreto.

Continua depois da publicidade

Comércio ambulante nos ônibus

A proibição do comércio ambulante nos ônibus visa garantir a segurança e o conforto dos passageiros, além de manter a ordem nos veículos.

Curitiba, Paraná
Entenda regra sobre os ônibus de Curitiba, no Paraná (Foto: SMCS)

Contido, a presença de vendedores não autorizados pode obstruir passagens, causar desconforto e até representar riscos à integridade física dos usuários.​

Continua depois da publicidade

O Decreto nº 1.356/2008 sofreu alterações posteriores, como as implementadas pelo Decreto nº 1.649/2009, de 17 de dezembro de 2009, que ajustou disposições relacionadas à exploração e execução dos serviços de transporte coletivo. ​

Vale ressaltar que segundo o IBGE, Curitiba já tem a maior população do Paraná. Hoje, sob a gestão do prefeito Eduardo Pimentel, do PSD, a capital conta com cerca de 1,7 milhão de moradores.

Motivação

  • A regulamentação evita concorrência desleal com comerciantes formalizados.
  • Porém, o controle da atividade garante maior segurança aos passageiros.
  • A proibição reduz riscos de venda de produtos de origem duvidosa.
  • O espaço público deve seguir normas para manter a organização.
  • E por fim apenas comerciantes licenciados podem atuar dentro da legalidade.

Além disso, a fiscalização do cumprimento dessas normas é essencial para assegurar que as diretrizes estabelecidas sejam seguidas.

Por fim, a URBS, em conjunto com outros órgãos municipais, atua para coibir práticas irregulares e promover um ambiente seguro e organizado no transporte público.

Ônibus em Curitiba poderá transportar animais de estimação (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)
Ônibus em Curitiba (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)

​Quem tem direito a isenção nos ônibus de Curitiba?

Em Curitiba, têm direito à isenção tarifária no transporte coletivo urbano as seguintes categorias de pessoas:​

  • Idosos: Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. ​
  • Pessoas com Deficiência e Patologias Crônicas: Indivíduos com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, transtornos do espectro autista. Além disso, deficiência múltipla e/ou patologias crônicas, desde que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a três salários mínimos nacionais. ​
  • Aposentados por Invalidez: Aposentados por invalidez que sejam comprovadamente carentes, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a três salários mínimos nacionais e residentes no município de Curitiba.

CONCLUSÃO 

Por fim, a proibição do comércio não autorizado no interior dos ônibus de Curitiba, conforme estabelecido nos artigos 32-A e 47-A do Decreto Municipal nº 1.356/2008, reflete a preocupação da administração municipal em oferecer um transporte coletivo seguro, confortável e devidamente regulamentado para a população.

Veja também matéria especial sobre: Raíssa Câmara para CE, na Globo, com nova lei que traz isenção nos ônibus de Fortaleza a +1 grupo além dos 65+.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu